logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SEMUG


Início
Museu da Marinha na Ponta da Areia poderá ser aberto ao público nos fins de semana PDF Imprimir E-mail

19/06/2019 – Niterói poderá contar, em breve, com mais um importante equipamento cultural no seu circuito de museus históricos. A Prefeitura de Niterói discute uma parceria com a Marinha para que o Espaço da Memória Histórica da Diretoria de Hidrografia e Navegação, situado no complexo naval da Ponta da Armação, no bairro da Ponta da Areia, seja aberto ao público nos finais de semana.



Nesta quarta-feira (19), o prefeito Rodrigo Neves visitou o local e o navio de pesquisa hidroceanográfico Vital de Oliveira. Ele foi recebido pelo vice-almirante Antonio Fernando Garcez Faria e diretores da instituição. A secretária municipal de Fazenda, Giovanna Victer, e o Chefe de Gabinete, José Antonio Fortuna Nogueira, o Barroco, acompanharam a visita.

"Esse é um espaço muito interessante e de uma grande importância histórica. Quando for aberto ao público, vai valorizar muito o bairro da Ponta da Areia", ressaltou Rodrigo Neves.

O museu fica no andar térreo da Casa d`Armas da Ponta da Armação, que pertence a um patrimônio arquitetônico nacional e foi construído entre os anos de 1644 e 1666, em pleno período do Brasil Colônia. O espaço guarda maquetes, fotos e documentos referentes que contam a histórica da hidrografia brasileira, compreendendo a evolução da Cartografia Náutica, da Oceanografia, da Meteorologia, da Segurança da Navegação, da Sinalização Náutica e da Pesquisa Científica na Antártica.

O prefeito também visitou o Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira, ancorado no complexo naval. A embarcação possui a maior quantidade de equipamentos científicos a bordo de todo o cone sul, capazes de atender a todas as áreas de conhecimento das ciências do mar, incluindo levantamentos topográficos do fundo do mar.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ