logo

logo logo logo Colab

SEPLAG – UGP/CAF

Licitações Sexec

Licitações SMEL


Início
Prefeitura de Niterói lança programa “+Vida na Aposentadoria” PDF Imprimir E-mail

Objetivo é auxiliar servidores na transição para a aposentadoria. Encontros semanais contarão com palestras de médicos, psicólogos, administradores e economistas

30/01/2020 – “O que você vai fazer quando se aposentar?” A pergunta foi lançada como reflexão nesta quinta-feira (30), no auditório da Defesa Civil, no Centro de Niterói, durante o lançamento do programa “+Vida na Aposentadoria” da Prefeitura de Niterói. O projeto é direcionado a servidores municipais que estão próximos da aposentadoria, que terão apoio da administração pública para que possam minimizar os possíveis impactos na saída do trabalho formal.

O “+Vida na Aposentadoria” terá encontros mensais, com certificação após 12 meses de participação. Nos encontros, os servidores terão contato com especialistas de diversas áreas como médicos, psicólogos, administradores, economistas e artistas, entre outras áreas, para que possam pensar em alternativas que possam ser feitas após a aposentadoria.

Durante o lançamento do programa, o secretário municipal de Administração, Fabiano Gonçalves, explicou que as reuniões serão importantes para o servidor refletir sobre o que pode fazer depois de aposentado, abordando a possibilidade de outras atividades profissionais e a transformação de alguns hobbies em trabalho.

“Essa é mais uma iniciativa da Prefeitura para a valorização dos servidores e em um momento tão importante como a aposentadoria”, destaca Gonçalves. “Com a correria do dia a dia, muitas pessoas deixam para segundo plano sonhos como viagens ou participação em cursos, mas não é necessário se aposentar para planejar o futuro. O momento da aposentadoria pode ser de alegria ou descanso, mas, ao mesmo tempo, pode gerar incertezas e falta de perspectiva sobre o que fazer com o tempo livre. O programa vem para ajudar o servidor a se preparar para uma nova etapa da vida”.

Nos quadros da administração municipal existem atualmente cerca de 1.200 servidores com tempo ou idade para se aposentarem até os próximos três anos, sendo que destes 485 já estão aptos a se aposentarem este ano.

“A visão ultrapassada do aposentado de pijama e numa cadeira de balanço está longe da realidade do século XXI. O idoso tem idade e experiência que merece e pode ser compartilhada. A Niterói Prev está à disposição dos aposentados e pensionistas para tirar dúvidas”, informa o presidente da Niterói Prev, Moacyr Linhares.

Além da secretaria de Administração e da Niterói Prev, o programa envolverá outras secretarias como Desenvolvimento Econômico, Idoso e Esporte e Lazer.

Os encontros acontecerão sempre na primeira quinta-feira de cada mês, das 14h30 às 16h. O primeiro encontro acontecerá no dia 5 de março em locais que serão divulgados, pois poderão incluir passeios externos.

A funcionária Maria Elizabeth da Silva já tem 45 anos de profissão, trabalha na Secretaria de Administração e elogiou a iniciativa da Prefeitura.

“Acho que esse programa vai ajudar muita gente. A ideia de ter encontros semanais para nos descobrirmos é muito boa”, afirma.

Programa – O “+ Vida na Aposentadoria” propõe, ainda, discutir os aspectos biológicos, sociais, psicológicos, financeiros e culturais na fase anterior à aposentadoria, orientando reduzindo a ansiedade e os medos, tirando dúvidas e trocando informações sobre assuntos inerentes aos processos práticos, psicológicos e sociais que envolvem a aposentadoria.

As oficinas mensais abordarão temas como: Saúde e Qualidade de Vida, Estatuto do Idoso e Direitos Assegurados, Viver com +Vida, Conhecimentos, Habilidades e Competências Para Ser Um Empreendedor, Educação Financeira, Previdência Privada e INSS, Marketing Pessoal e Etiqueta Social, Relacionamento Pessoal e Gerações X, Y, Z e M, Gerenciamento Emocional e Inteligência Emocional, Motivação e Autoestima e Autogerencimento.

 

Prefeitura Municipal de Niterói
Rua Visconde de Sepetiba, 987 - Centro - Niterói - RJ