Niterói vai criar gabinete de coordenação para preparar a volta às aulas

11/01/2021 – O prefeito de Niterói, Axel Grael, anunciou que será publicado no Diário Oficial desta terça-feira (12), a criação de um gabinete de coordenação de volta às aulas. Além da Secretaria de Educação, o gabinete será composto por representantes das secretarias municipais de Saúde, Assistência Social, Planejamento, Fazenda e Cultura. O anúncio foi feito durante vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, na noite desta segunda-feira (11).

“Este grupo de trabalho fará todo o planejamento para a retomada das aulas em Niterói. Será um esforço de vários órgãos do governo, mantendo também o diálogo com o setor privado, para que tenhamos um conjunto de procedimentos que garanta uma volta às aulas com proteção sanitária para toda a comunidade escolar”, enfatizou o prefeito.

O secretário municipal de Educação, Vinicius Wu, explicou que o trabalho para a retomada da volta às aulas com segurança seguirá três pilares. O novo ano letivo está previsto para iniciar em março.

“O primeiro é a ação transversal ao governo, com o resgate desses estudantes, criando um ambiente seguro. O segundo é tornar a escola atrativa, o ambiente acolhedor. E o terceiro é dar segurança sanitária para que profissionais de educação e alunos retornem. Inicialmente, o retorno das aulas será de forma híbrida”, explicou o secretário. “Vamos apostar no processo de aprendizado para tentar fazer com que o ambiente escolar esteja voltado para isso. Niterói se tornou referência nas ações de combate ao coronavírus, teremos a mesma responsabilidade nas ações para a educação. Precisamos evitar, a todo custo, que a pandemia sirva à consolidação das desigualdades sociais do Brasil”, disse.