Prefeitura de Niterói abre 400 vagas para castração de cães e gatos

26/01/2021 – O Centro de Controle Populacional de Animais Domésticos (CCPAD), órgão da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Sustentabilidade, vai abrir o cadastro para castração de cães e gatos nesta quinta-feira (28), a partir das 9h. Serão disponibilizadas 400 vagas e os interessados precisam ser moradores de Niterói, maiores de idade e cada um terá somente o direito a duas vagas. As cirurgias serão feitas no CCPAD, no Fonseca.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, o cadastro será realizado pelo telefone evitando aglomerações e respeitando as recomendações sanitárias de distanciamento social.

“Vamos continuar atendendo com hora marcada, sem aglomeração e seguindo todos os protocolos sanitários. Além da castração, vamos manter este ano o trabalho de conscientização e educação para proteção animal com distribuição de cartilhas, além da ida do Castramóvel nos bairros, ficando 15 dias em cada local”, reforçou Leandro Portugal, secretário de Meio Ambiente.

Após o cadastro por telefone, será agendado um dia para que o responsável pelo animal leve, pessoalmente, os documentos originais e cópias de identidade, CPF e comprovante de residência atualizado de Niterói, para a devida comprovação dos dados fornecidos via telefone e consequentemente a conclusão do processo de inscrição. A entrega da documentação só poderá ser realizada pela própria pessoa, não sendo permitido por terceiros.

Não haverá lista de espera ou cadastro de reserva. Para ser contemplado pelo programa, o animal precisa ter mais do que quatro meses e menos do que seis anos; ter menos do que 25 quilos; não ser obeso e ou extremamente magro; não ser braquiocefálico (cães das raças Pug, Buldogue, Shitzu, Boxer). Também não é realizada castração em gatos persas ou de raças exóticas.

“É importante que o tutor fique atento aos quesitos que serão necessários para que os seus animais possam ser castrados e aos horários que a equipe irá disponibilizar”, explicou Marcelo Pereira, coordenador do CCPAD.

As cirurgias serão realizadas nos meses de fevereiro e março. Os telefones para o cadastro são: 3607-8569 / 2626-2782 e 2722-9901. A inscrição estará disponível a partir das 9h do dia 28.