Secretário de educação visita escolas da Zona Norte

27/01/2021 – O secretário de educação de Niterói, Vinicius Wu, acompanhado do presidente da Fundação Municipal de Educação, Fernando Cruz, e do subsecretário de Gestão Escolar, Bruno Ribeiro, visitou nesta terça-feira (26) 10 escolas da rede municipal na Zona Norte da cidade. As visitas têm como objetivo ouvir as demandas da comunidade escolar e divulgar iniciativas da nova gestão.

Durante os encontros, os educadores conversaram sobre os desafios do último ano letivo que sofreu adaptações por conta da pandemia da Covid-19 e as expectativas para este ano. O secretário de educação, Vinicius Wu, ressaltou os esforços dos profissionais em manter as atividades das escolas e divulgou as novas iniciativas da gestão que inclui uma nova plataforma on-line para as aulas remotas e um projeto de inclusão digital, com a distribuição de equipamentos para professores e alunos.

“O desafio deste ano será de reforçar as atividades escolares e pensar nas possibilidades de retomada das aulas, no sistema híbrido ou no remoto, garantindo a defesa da escola pública. Com a nova plataforma e a distribuição de equipamentos, vamos melhorar o funcionamento do ensino remoto e garantir que os alunos e professores tenham melhores condições de desenvolver as atividades pedagógicas”, enfatizou o secretário.

O presidente da FME, Fernando Cruz, lembrou que Niterói é a segunda cidade que mais investe em educação no Brasil, sendo a primeira do Estado. A nova gestão, de acordo com ele, vai desenvolver projetos para minimizar os impactos da pandemia no desenvolvimento escolar das crianças e também o aumento da disparidade social, combatendo a evasão escolar.

“Nas visitas, além de avaliarmos a estrutura física das unidades, debatemos, em conjunto com as direções, o melhor aproveitamento do espaço para acolhermos os alunos e o plano local de cada escola no desenvolvimento de um possível retorno das aulas”, comentou Fernando.

O subsecretário de Gestão Escolar, Bruno Ribeiro, ressaltou a importância e a necessidade das visitas periódicas às unidades escolares buscando garantir a melhoria da qualidade educacional e da infraestrutura da rede.

“É importante manter o diálogo aberto entre a nova gestão e os profissionais de educação do município. O objetivo é que as demandas do cotidiano e que envolvam a gestão da escola possam ser resolvidas de forma eficiente e eficaz, a fim de promover uma educação pública de qualidade’.

Pela manhã, eles estiveram em quatro unidades na comunidade da Vila Ipiranga, no Fonseca, sendo elas a Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei) Marilza Medina, Núcleo Avançao de Educação Infantil (Naei) Vila Ipiranga, Escola Municipal (E.M.) Dom José e E.M. Jacinta Medela. À tarde, foi a vez das escolas localizadas no Barreto. Foram visitadas as Umei Iguatemi Coquinot, Umei Jacy Pacheco, Umei Rosalina, E.M. Mestra Fininha, E.M. André Trouchê e E.M. Altivo César. Este mês, a equipe já visitou as unidades de educação Anisio Teixeira (São Domingos), Julia Cortines e Paulo Campos (Icarai) e Ernani Moreira Franco (Fonseca).