Prefeitura de Niterói estende prazo de consulta pública sobre cidades inteligentes

19/02/2021 – A Prefeitura de Niterói estendeu, até o dia 26 fevereiro, o prazo de participação nas duas consultas públicas sobre Cidades Inteligentes abertas à população em geral e aos servidores públicos. Niterói está elaborando um plano de cidade inteligente para se transformar em um município de alta tecnologia e a administração municipal quer ouvir a opinião dos moradores para nortear esse planejamento urbano. As perguntas estão disponíveis na plataforma Colab e podem ser acessadas em consultas.colab.re/niteroicidadeinteligente (para público em geral) e consultas.colab.re/cidadeinteligenteservidor (para funcionário público).

Para que a pesquisa represente as diversas faixas etárias, renda, gêneros e etnias do município, estão sendo adotadas estratégias junto à Secretaria de Participação Social para estimular a participação de toda a população.

Smart Cities – Niterói é a primeira cidade do estado do Rio de Janeiro e a 11ª do país no Ranking Connected Smart Cities 2020, que qualifica as cidades mais inteligentes e conectadas do país. Feito com o objetivo de mapear as cidades com maior potencial de desenvolvimento no Brasil através de indicadores que retratam inteligência, conexão e sustentabilidade, o ranking traz indicadores desenvolvidos pela consultoria Urban Systems. Na primeira edição, em 2015, Niterói estava em 17º lugar no país. Em 2019, a cidade estava na 12ª posição.