Em mais uma série de ações de combate ao Coronavírus, Niterói intensifica sanitização de ruas e distribui mais um milhão de máscaras para a população

01/03/2021 – A Prefeitura de Niterói irá distribuir mais um milhão de máscaras para a população e intensificará o trabalho de sanitização das ruas da cidade. As medidas serão adotadas nos próximos dias e foram anunciadas pelo prefeito Axel Grael em vídeo ao vivo nas redes sociais da Prefeitura, nesta segunda-feira (1). Durante a transmissão, também foi divulgado o calendário de pagamento dos benefícios sociais para o mês de março.
“Algumas cidades do país estão adotando lockdown neste momento, mas este não é o cenário em Niterói. No entanto, é muito importante que a gente esteja atento, tomando todas as ações preventivas, e que a gente esteja preparado caso o mesmo problema que nós estamos vendo em outras partes do país chegue aqui em Niterói”, enfatizou o prefeito, ressaltando a necessidade de a população continuar seguindo os protocolos de segurança, com o distanciamento social, evitando aglomeração, com o uso da máscara e do álcool em gel.
Benefícios sociais – No próximo dia 8, serão iniciadas as recargas do mês de março dos cartões pré-pagos para os beneficiários dos programas Renda Básica, Busca Ativa e para os Microempreendedores Individuais (MEIs). O calendário de pagamentos começa com o depósito para os MEIs, na próxima segunda-feira (8). No dia 9, será a vez de todas as categorias profissionais do Busca Ativa, como quiosqueiros, catadores de recicláveis, artesãos, vendedores ambulantes cadastrados, pescadores, produtores agroecológicos, jornaleiros, entre outros.
Os beneficiários inscritos no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 10, 11 e 12. No dia 10, recebem o crédito os inscritos com iniciais do nome de A até F. No dia 11, será a vez daqueles com nomes iniciados pelas letras de G até M. E no dia 12, aqueles com nomes iniciados de N até Z.
As famílias de alunos da rede municipal de ensino não inscritas no CadÚnico terão a recarga efetuada nos dias 13 e 14. De acordo com o cronograma de ordem alfabética, no dia 13 recebem os responsáveis com nomes iniciados pelas letras de A até J. No dia 14, aqueles com a letra inicial do nome de K até Z. No dia 15, será feito o crédito para os taxistas.
A secretária municipal de Fazenda, Marília Ortiz, também divulgou que os depósitos de março para o programa Empresa Cidadã 1 serão efetuados nesta terça-feira (2), para empresas com até 19 funcionários. Na quinta-feira (4) será feito o crédito para o Empresa Cidadã 2, para empresas com até 40 funcionários.
“Com estas medidas conseguimos preservar aproximadamente 12 mil empregos, tendo cerca de 2.800 empresas contempladas com este benefício”, afirmou. “Já o Supera é um programa de crédito para capital de giro e sem juros e que ainda está com inscrição aberta. Basta acessar o site da Secretaria de Fazenda e consultar quais são os requisitos necessários. Temos ainda R$10 milhões no Fundo para que as empresas possam requisitar esse empréstimo”, explicou.
Educação – O secretário de Educação, Vinícius Wu, lembrou que estão sendo implantadas as estratégias de organização de todos os pré-requisitos para a retomada das aulas na rede pública de ensino de Niterói, com a sanitização das escolas, a distribuição de equipamentos de proteção individual e de kits pedagógicos. Este protocolo prevê, ainda, o distanciamento e ações que reduzam o risco de transmissão. Há também um sistema de vigilância epidemiológica da comunidade escolar coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde.
“Encerramos no domingo uma consulta pública na qual pais, mães e responsáveis puderam não apenas opinar sobre esse processo de retomada, como também trouxeram informações importantes sobre conectividade dos estudantes durante a pandemia e problemas enfrentados pelos alunos. O resultado desta consulta vai nos auxiliar neste processo. Vamos avaliar se será adotado o modelo híbrido, no qual podemos conciliar o ensino presencial com turmas reduzidas e o ensino online, ou se manteremos o ensino remoto. Essa decisão será tomada considerando as condições sanitárias e a evolução da pandemia até a volta das aulas prevista para o fim de março”, disse Vinícius Wu.
Boletim – A Secretaria Municipal de Saúde de Niterói informa que o município já tem 28.164 pacientes recuperados da Covid-19. Ao todo, a cidade registra 29.352 casos confirmados da doença e 141 pessoas em isolamento domiciliar sendo acompanhados pela Secretaria. Niterói registra 832 óbitos.