Niterói já vacinou mais de 5% da população contra a Covid-19

01/03/2021 – Niterói já vacinou mais de 5% de sua população, estimada em 515.317 (2020). Até a última sexta-feira, 25.694 niteroienses já tinham sido imunizados contra a Covid-19. Deste total, 11.467 receberam a segunda dose da vacina. Nesta segunda-feira foram vacinados idosos com mais de 84 anos. Na terça-feira será a vez dos idosos com mais de 83 anos receberem a primeira dose da vacina. A previsão da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Niterói é vacinar todos os idosos acima de 80 anos até a próxima sexta-feira, dia 5 de março.

A imunização está sendo realizada nas policlínicas da Engenhoca, Barreto, Fonseca, São Lourenço, Vital Brazil, Itaipu e Piratininga, e no drive thru no Campus Gragoatá da UFF. Para receber a primeira dose, os idosos de 84 a 80 anos devem levar um documento de identidade com foto de acordo com o dia destinado a cada idade (confira o calendário abaixo). A entrada nas policlínicas é autorizada das 8h às 16h, com imunização até 17h. A vacinação no drive thru começa sempre às 8h e termina às 17h.

“Ressalto que, para mantermos esse ritmo de vacinação e o calendário anunciado, nós dependemos da disponibilidade de vacinas. Seguimos aguardando que o Ministério da Saúde envie novas remessas. Além disso, é fundamental ressaltar que, embora Niterói se mantenha em uma situação estável em relação à pandemia, ao contrário de outros estados brasileiros, é preciso perseverar no distanciamento, uso de máscaras e nas medidas de higiene e limpeza”, afirmou o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira.

A SMS também segue com aplicação da segunda dose da vacina. Quem recebeu a primeira dose deve ficar atento ao que está anotado no cartão de vacinação e comparecer ao mesmo local onde foi a aplicação da primeira dose na data assinalada. Tem que levar o comprovante da primeira dose e um documento de identidade com foto. Profissionais de saúde precisam levar documento de identidade com foto, CPF, registro profissional e comprovante da primeira dose.

Niterói está programando a vacinação contra a Covid-19 de acordo com a quantidade de vacinas repassada pelo Governo do Estado, respeitando os grupos prioritários definidos pelo Plano Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde. A população pode consultar qual grupo está sendo convocado para a imunização nas redes sociais, no site oficial da Prefeitura (https://www.niteroi.rj.gov.br) e pelo número 153.

Idosos acamados – Equipes da Secretaria de Saúde estão vacinando, em domicílio, idosos acamados com mais de 80 anos, que solicitaram o serviço pelo e-mail covid19.acamadosniteroi@gmail.com. A imunização deve ser requisitada a partir do dia que haverá vacinação para a faixa etária do idoso. É preciso informar nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato.

Testagem – A partir desta terça-feira (2), os niteroienses poderão realizar o exame, sem sair do carro, no drive thru do campus do Gragoatá da UFF, onde serão realizados exames do tipo sorológico e RT-PCR.

Para fazer a testagem é necessário ser morador de Niterói, acessar o aplicativo “Dados do Bem” e fazer o autoatendimento. O aplicativo é uma parceria da prefeitura com o Instituto D’Or de Pesquisa e Ensino, sem custo para o Município. O local do teste só poderá ser acessado por meio de carro ou moto. É necessário levar o celular com o voucher (um QR code) gerado pelo aplicativo Dados do Bem e a carteira de identidade. Não haverá atendimento médico no local, nem realização do teste por demanda espontânea. O resultado é enviado ao usuário por meio do aplicativo.

Para esse serviço, o drive thru vai funcionar de segunda a sexta, das 9h às 17h, com agendamento no período das 10h às 16h. E aos sábados, das 8h às 14h, com agendamentos entre 9h e 13h. No domingo o drive thru não funciona.