Consulta pública para construção do Plano Plurianual 2022-2025 vai até o dia 19 de maio

A consulta pública Participa Niterói – Plano Plurianual (PPA) 2022-2025, realizada pela Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag), termina no dia 19 de maio. A pesquisa pode ser acessada pela plataforma Colab, através do link https://consultas.colab.re/participaniteroi. O Plano Plurianual é um instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes, objetivos e metas da gestão municipal para os próximos quatro anos. Como etapa da construção, o Município irá definir as prioridades da gestão, a partir de um amplo processo de planejamento participativo e colaborativo.

A pesquisa pretende atingir diferentes faixas etárias, gêneros, escolaridades e regiões do município. Toda a comunicação da consulta foi desenvolvida com uma linguagem simples e direta, incluindo textos explicativos sobre a importância do PPA e encontros virtuais que discutirão sobre os principais temas da cidade para a população.

A secretária municipal de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, destaca que a consulta pública é uma iniciativa de fortalecimento de uma gestão democrática.

“É através dessa ação que a Prefeitura vai escutar a população de Niterói para entender quais são as demandas mais importantes de acordo com o cidadão e estabelecer prioridade para as políticas públicas para os próximos quatro anos levando em consideração as necessidades do niteroiense”, enfatiza a secretária.

A metodologia de construção do PPA 2022-2025 de Niterói reforça as premissas da gestão e orçamento para resultados, em consonância ao Planejamento Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033. O PPA também vai priorizar o alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 da ONU, reforçando o compromisso da gestão com a Agenda 2030.

Essa metodologia permite estabelecer a aderência entre o planejamento de longo, médio e curto prazo, e também se refletirá na execução mais coordenada e direcionada das ações a serem realizadas e entregues aos cidadãos niteroienses no dia a dia. Além da consulta pública online, a população também poderá participar acompanhando e interagindo nos webinários e enviando as sugestões para o seguinte email: participaniteroi@seplag.niteroi.rj.gov.br.

“Após escutar a população de Niterói, iremos consolidar o material e devolvê-lo à sociedade com o envio do projeto de lei do PPA 2022-2025 à Câmara de Vereadores”, conta a subsecretária de Planejamento, Elissa Rasma.