Prefeitura de Niterói amplia agendamento para vacinação contra a Covid-19

A partir deste sábado (12) os moradores de Niterói podem agendar pelo aplicativo Colab a vacinação contra Covid-19 em mais três pontos de imunização: as policlínicas Sérgio Arouca, em Santa Rosa; Carlos Antônio da Silva, em São Lourenço; e Engenhoca. A prefeitura ampliou as opções de postos com agendamento que iniciam o procedimento a partir de segunda-feira (14). O aplicativo é um método mais prático que permite marcar data e horário da primeira dose. Por ele é possível obter comprovação digital da imunização. O agendamento já está disponível desde o dia 31 de maio para o posto volante do Campo de São Bento, no Centro Cultural Paschoal Carlos Magno, em Icaraí.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, explica que o aplicativo ajuda a organizar e acelerar o processo de vacinação.

“Vamos expandir ao longo deste mês de junho o agendamento para todos os postos que estão vacinando contra a Covid-19. Essa medida é muito importante, pois evita aglomerações, facilita e agiliza o andamento da imunização”, destacou o secretário.

Para realizar o agendamento da vacina basta baixar o aplicativo Colab, que está disponível gratuitamente na Play Store (Android) e App Store (iOS), e realizar o passo a passo de cadastro. É necessário estar dentro do público alvo e da idade para receber a imunização, seguindo o calendário, de acordo com as diretrizes do Plano Nacional de Imunização.

No local de vacinação escolhido é preciso apresentar o comprovante de residência, identidade e o laudo médico (em caso de comorbidade) ou o contracheque (no caso dos profissionais da educação).

O aplicativo também oferece a opção de remarcar a data e horário da vacinação, caso a pessoa não consiga comparecer no dia agendado. Para a segunda dose, a marcação também deve ser realizada pela ferramenta. Também é possível agendar pelo site www.niteroi.rj.gov.br/agendamentovacina. A imunização acontece das 8h às 17h, com entrada permitida até 16h.