Missa de São Pedro reúne fiéis em Jurujuba

No dia 29 de junho é comemorado o dia de São Pedro, padroeiro dos pescadores. A pequena capela, localizada em Jurujuba, celebra missas, nesta terça-feira (29), durante todo o dia. O prefeito de Niterói, Axel Grael, e diversas autoridades participaram da missa celebrada pelo padre Magno Guilherme Angeli, pároco da paróquia São Francisco Xavier. Em razão da pandemia do novo coronavírus, a procissão marítima deu lugar a uma carreata pelas ruas de Niterói, chegando ao Mercado São Pedro, na Ponta d’Areia, e retornando pela orla.

O prefeito Axel Grael, que tem uma relação de mais de 20 anos com a comunidade de Jurujuba, onde tem um projeto social, falou da imensa felicidade de participar deste momento.

“Essa é uma celebração muito tradicional em Jurujuba, uma comunidade de pescadores que tem uma ligação muito forte com o mar. Estou muito feliz com a oportunidade de estar aqui. Minha família mantém o Projeto Grael aqui na comunidade que já beneficiou mais de 22 mil pessoas. Lá nós formamos navegadores, assim como era São Pedro, e queria dizer que para mim é uma honra participar dessa homenagem”, destacou o prefeito.

O padre Magno Guilherme Angeli falou sobre a importância da fé e da esperança e destacou a tradição da celebração desta data em Niterói.

“Precisamos vivenciar a esperança de um amanhã melhor. Vida e salvação para toda humanidade e não apenas para os católicos. Essa é a missão de Deus”, disse. “Esse ano, a procissão marítima completa 100 anos, mas ainda não é possível realizá-la por conta da pandemia. Esperamos que ano que vem possamos ter uma linda festa”.

Também participaram da celebração o vice-prefeito, Paulo Bagueira, a secretária de Conservação e Serviços, Dayse Monassa, o presidente da Neltur, Paulo Novaes, o secretário de Assistência Social e Economia Solidária, Vilde Dorian, o secretário de Participação Social, Anderson Pipico, a diretora-geral da Secretaria de Acessibilidade, Carol Basílio, e a equipe da Administração Regional de Jurujuba. O secretário de Direitos Humanos, Raphael Costa, foi o comentarista da missa a convite da equipe da Capela. Raphael é o coordenador geral do Setor Social na Arquidiocese de Niterói, desde 2016.