Secretaria de Educação lança consulta pública sobre a escola e o papel das direções no funcionamento das unidades

A Secretaria Municipal de Educação e a Fundação Municipal de Educação de Niterói lançaram, nesta sexta-feira (13), uma consulta pública on-line para conhecer as expectativas da comunidade escolar sobre a escola pública e sobre o papel das direções no funcionamento das unidades. A pesquisa faz parte do debate para a eleição dos gestores, prevista para o fim deste ano. A votação é pelo site https://tinyurl.com/CPDirecaoEscolar e fica disponível até a próxima quarta-feira (18).

Podem participar da consulta pública estudantes, responsáveis, diretores-geral e diretores-adjunto, professores, pedagogos, profissionais administrativos das unidades de educação e servidores da Rede Municipal.

O secretário de Educação, Vinicius Wu, explica que o objetivo da consulta é ouvir a comunidade escolar em relação às competências e habilidades desejáveis em um diretor e conhecer as percepções e prioridades dos profissionais e responsáveis acerca da gestão das unidades.

“O processo democrático e transparente de escolha dos novos diretores escolares será um elemento fundamental para a consolidação das políticas educacionais no pós-pandemia. Precisamos de uma gestão escolar verdadeiramente democrática, eficiente e comprometida com a melhoria da qualidade da educação.  Estamos organizando um processo de renovação dos mandatos das direções escolares bem consistente, referenciado nas melhores práticas que encontramos no país”, afirmou o secretário.

A consulta pública faz parte de um importante diálogo com a comunidade escolar para a escolha dos novos dirigentes. As respostas poderão orientar os planos de gestão que os candidatos têm que apresentar e subsidiar os debates no momento da eleição. Em breve, será publicado o edital detalhado sobre as regras do processo de eleição, abrangendo aspectos debatidos em todas as etapas de escuta que a Secretaria vem promovendo desde o início do ano e em consonância com experiências exitosas de outras cidades.

“A reflexão acerca da função de um gestor escolar é fundamental para todo o processo educativo. Uma gestão democrática se dá através da participação dos profissionais da escola, da família e dos alunos. Neste processo que se inicia, não haverá somente a consulta pública à comunidade escolar na escolha dos novos gestores, estamos dando a oportunidade que os candidatos incorporem aos seus planos de gestão pontos administrativos e pedagógicos que visem um bom funcionamento da escola e, principalmente, a equidade e qualidade da educação pública”, aponta a assessora de Desenvolvimento da Educação, Tatiana Santos.