Prefeitura de Niterói lança cartão de estacionamento exclusivo para  pessoas com Transtorno do Espectro Autista

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta segunda-feira (23), o primeiro cartão de estacionamento com identificação de pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Idealizado pela Secretaria Municipal de Acessibilidade, com o apoio da NitTrans, o cartão poderá ser usado nas vagas de estacionamento reservadas a pessoas com deficiência em toda a cidade. Niterói é a primeira cidade brasileira a adotar a identificação exclusiva.

“Esta é uma importante iniciativa para facilitar o cotidiano destes niteroienses. É mais um passo na construção da Niterói que queremos, uma cidade cada vez mais inclusiva e solidária”, disse o prefeito de Niterói, Axel Grael.

Segundo a secretária de Acessibilidade, Jennifer Lynn, é importante que o cartão tenha esse diferencial que especifica que uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista utiliza o veículo e tem direito a estacionar nas vagas especiais.

“A entrega do cartão especial já era realizada e é autorizada por uma legislação federal, mas achamos importante fazer esse pequeno ajuste na identidade visual e incluir o símbolo do autismo para que dar visibilidade de que a pessoa que está utilizando a vaga possui Transtorno do Espectro Autista. Quando só existe o cartão com o símbolo de cadeirante, pode gerar um problema para a pessoa que utiliza o cartão. Temos que transpor essa barreira da informação e atitudinal dando esse diferencial com um símbolo mundialmente conhecido que é o laço colorido”, destacou a secretária.

Gilson Souza, presidente da Nittrans, explica que o cartão já era entregue, porém reconhecer esse público é de fundamental importância.

“Desde janeiro, quando assumimos a gestão da Nittrans, nós tínhamos a missão de rever todos os processos. A partir disso, começamos a fornecer o cartão para as pessoas que apresentaram o laudo de autismo. Porém, a pedido da Secretaria de Acessibilidade, após conversa com o pai de uma pessoa com Transtorno do Espectro Autista, começamos a colocar o símbolo da luta no cartão e hoje entregamos o primeiro deles. Niterói sai na frente, mais uma vez, reconhecendo a importância de atender esse público com necessidades especiais”, reforça Gilson.

O símbolo que representa os autistas já é usado nas placas que indicam filas preferenciais em supermercados, bancos e casas lotéricas, entre outros. Por lei, os responsáveis por pessoas com Transtorno do Espectro Autista têm o direito de usar as vagas exclusivas. O Cartão de Estacionamento para Vaga Especial (Ceve) é emitido pela Nittrans em 5 dias úteis.

Cláudio Lins Simas Muti é pai do Caio, de 18 anos, que tem Transtorno do Espectro Autista. Ele conta que o cartão vai facilitar a vida da família para levar o adolescente a tratamentos e outras atividades.

“Esse cartão é muito importante para nós que temos filhos especiais. A gente se desloca muito para diversos tratamentos e terapias em locais diferentes e o tempo perdido até conseguir parar o carro é um tempo a menos no tratamento dele. Já levamos 20 minutos para conseguir estacionar o carro para sessão de psicologia de 40 min, ou seja, ele não conseguia fazer quase nada. E o ganho não é só no tempo das terapias. Vou poder levá-lo a restaurantes e cinema e ele vai ganhar no comportamental e na sociabilização e isso vai ser muito importante para a vida dele”, disse Cláudio.

Solicitação – Para solicitar o CEVE são necessários: identidade ou outro documento de identificação oficial com foto, CPF, comprovante de residência (mínimo de três meses), laudo médico com CID, CRLV e CNH do condutor.

Para solicitar a primeira via, é necessário ligar para o número (21)98259-0040, horário de atendimento de segunda a sexta, das 9h às 16h, e verificar a disponibilidade de dias para ser feita a avaliação com o fisioterapeuta; comparecer à Secretaria de Acessibilidade (Edifício localizado na Praça Fonseca Ramos s/n, Centro, 5° andar) com os documentos necessários e se submeter à avaliação com o fisioterapeuta; e dirigir ao setor de protocolo da NitTrans (Sobreloja do edifício localizado na Praça Fonseca Ramos s/n, Centro) e preencher o formulário para abertura do requerimento.

Todas as informações sobre a requisição de cartões para estacionamento em vagas especiais podem ser encontradas no site da Nittrans: www.nittrans.niteroi.rj.gov.br/vagas-cartes