Campo de São Bento completa 113 anos

Um dos mais tradicionais parques públicos da cidade, o centenário Parque Prefeito Ferraz, popularmente conhecido como Campo de São Bento, em Icaraí, completa 113 anos nesta quarta-feira (22). Para celebrar a data, dois presentes: o lançamento do Instagram do Campo e a abertura da Sala de Sementes.

A secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa, enfatiza que o Campo de São Bento é um parque especial para a cidade, que faz parte da memória afetiva dos niteroienses.

“O último ano foi muito difícil para todos e o Campo foi um dos locais que serviu de refúgio para muitas pessoas. Aos poucos, o parque vem recuperando sua vida e sua rotina, sempre respeitando todas as medidas de distanciamento necessárias. Durante esse tempo seguimos trabalhando para deixar esse espaço cada vez melhor para a população”, afirma.

O Instagram, que entrou no ar nesta quarta-feira (22), traz atualizações sobre os acontecimentos do parque com imagens, além de curiosidades, história e serviços oferecidos, e pode ser acessado no endereço @campodesaobentooficial.

“Para comemorar os 113 anos do Campo, estamos lançando o Instagram do parque, para publicarmos notícias sobre o funcionamento no dia a dia, curiosidades e também um pouco da sua história. A Sala de Sementes é um ponto de conhecimento sobre a arborização do parque, onde a população pode saber mais sobre as espécies e, também, levar sementes para casa”, conta Dayse Monassa.

A Sala de Sementes, que foi aberta na terça-feira (21), vai funcionar como uma espécie de posto avançado de educação ambiental do Campo de São Bento. Este espaço conta com acervo e doação de sementes, com livros sobre a temática da arborização, além de placas de identificação das árvores e orientações sobre plantios.

“Esta sala foi criada para dar vida a um espaço que seria apenas burocrático. Revertemos isso transformando a sala em um espaço interativo também. Uma das coisas que percebemos quando fazíamos o paisagismo era que os usuários do Campo tinham interesse em saber os tipos de árvores e sementes que estão no parque. Por isso, montamos essa sala, para que as pessoas tenham uma noção do que temos de diversidade de espécies aqui”, explica o biólogo da Seconser, Alexandre Moraes.

De acordo com Alexandre Moraes, também está sendo feito contato com um grupo de Ornitologia, que é o estudo das aves, para incrementar plantas frutíferas no Campo e preservar a avifauna.

Parque revitalizado – Nos últimos anos, a gestão municipal tem realizado uma série de melhorias no Campo de São Bento. O processo de revitalização do parque contou com novo paisagismo, em que 54 canteiros receberam novas árvores, arbustos, plantas forrageiras e vegetações, no ano passado.

Espécies como hera roxa, íris amarela, singônio, grama amendoim, antúrio vermelho e érica roxa estão dando novo colorido e formato aos canteiros. Todo o paisagismo foi baseado em sua flora original e aprovado pelo Conselho de Cultura, sendo elaborado de acordo com as normas determinadas pelo Departamento de Preservação do Patrimônio Cultural (DePAC), já que o parque é tombado.

Outras iniciativas foram a abertura do ParCão, as placas identificando as árvores em uma parceria entre a Seconser e a Secretaria do Meio Ambiente, o tour virtual com imagens a 360 graus do campo e em três dimensões, a entrega de novos banheiros e a reforma de outros três, além da instalação de piso emborrachado no parquinho para crianças acima de cinco anos.