Prefeitura de Niterói realiza Ação Mulher no Parque Rural

A Prefeitura de Niterói realizou a primeira edição do projeto Ação Mulher, neste sábado (25), no Parque Rural, no Engenho do Mato, com objetivo de aproximar os serviços públicos da população. A ação teve como foco as mulheres da Região Oceânica. O evento, organizado pela Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim) e pela Secretaria de Governo, reuniu centenas de participantes.

O projeto Ação Mulher faz é uma das portas da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres para democratizar o acesso aos serviços, em especial a divulgação da rede de atendimento e enfrentamento às violências, quebrando barreiras e diminuindo a distância entre as mulheres e seus direitos. Novas edições do projeto estão sendo programadas e a próxima está prevista para acontecer no Barreto.

“Hoje foi um dia muito especial, o início desse projeto tão relevante. Além de cuidados relacionados com a beleza e autoestima, os moradores puderam ter acesso a diversos outros serviços. Esse foi o primeiro de muitos outros encontros que pretendemos fazer em vários bairros da cidade”, afirmou Fernanda Sixel, coordenadora da Codim.

Na programação, palestras, rodas de conversa, arteterapia, orientações sobre trabalho e renda, e empreendedorismo, cadastro no Sistema Nacional de Empregos, orientações sobre vagas para cursos de capacitação, identificação civil, nome social e orientação jurídica com encaminhamento para gratuidade de certidão para os cartórios de registro. Também foi possível se vacinar contra a gripe, cuidar da saúde bucal, aferir pressão, dançar, praticar yoga, participar de eventos ligados a Semana de Mobilidade e aproveitar os serviços de beleza que foram oferecidos à população.

As crianças tiveram atividades especiais com cama elástica, contação de histórias e atividades esportivas. Quem esteve no local também pode curtir a apresentação do Coral da Clin e a oficina de percussão com o grupo Batuque das Meninas, formado só por mulheres.

Vilma Quirino, de 47 anos, é moradora de Engenho do Mato e não pensou duas vezes em participar da ação. Na companhia da filha, aproveitou para ter um dia de beleza.

“Adoramos a ação! Além de integrar os moradores, foram muitos serviços oferecidos em diversas áreas. Recebemos orientações importantes e ainda pudemos cuidar do visual e aumentar a autoestima”, disse a moradora que aproveitou para fazer cabelo, sobrancelha e maquiagem.