Niterói inicia vacinação contra a Covid-19 em crianças no dia 17

A Prefeitura de Niterói está preparada para iniciar a vacinação contra Covid-19 em crianças de 05 a 11 anos de idade com a vacina Pfizer, de acordo com a aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A previsão de início é para o próximo dia 17, desde que cheguem as doses do imunizante enviadas pelo Ministério da Saúde. A estimativa do município é vacinar mais de 35 mil crianças nessa faixa etária.

A imunização será iniciada pelas crianças com comorbidade e com deficiência permanente, posteriormente segue para as outras crianças, de acordo com calendário de idade decrescente, considerando que as maiores faixas etárias ainda são as de maior risco. Para receber a dose da vacina não será exigido qualquer tipo de prescrição médica solicitando a vacinação, apenas o laudo médico para as crianças com comorbidade. No ato da imunização é necessária a presença do responsável legal.

De acordo com o cronograma, a estimativa é concluir a vacinação das crianças com comorbidade em 5 dias e das demais em 3 semanas. A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que o calendário será ajustado de acordo com as doses recebidas pelo Ministério da Saúde. O secretário municipal de Saúde destaca que essa é uma etapa muito importante para o município.

“Devido ao compromisso com a vida e ao respeito à ciência, Niterói já está preparada para iniciar essa tão importante etapa da campanha de vacinação contra a Covid-19. Já elaboramos o calendário e as estratégias de imunização e no momento aguardamos as doses enviadas pelo Ministério da Saúde para iniciarmos imediatamente a ação”, explica.

Em 16 de dezembro de 2021, foi aprovado pela Anvisa a administração da vacina Pfizer contra a Covid-19 para crianças de 5 a 11 anos. Esse é o único imunobiológico autorizado no Brasil para vacinação de pessoas a partir de 12 anos. Mais de 39 países vacinam crianças contra a Covid-19 e, só nos EUA, mais de 5 milhões de crianças já foram vacinadas. Além disso, a OPAS/OMS já ratificou a importância do Brasil iniciar o quanto antes a vacinação das crianças a partir de 5 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o imunizante para essa população chega ao país na segunda quinzena de janeiro.

Em nota técnica, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) explicou que as crianças também adoecem por Covid-19, são veículos de transmissão do vírus e podem desenvolver formas graves e até evoluírem para o óbito. De acordo com a Fiocruz, a vacinação de crianças vai reduzir formas graves e óbitos pela doença nessa faixa etária, além de colaborar com a redução das transmissões e ser uma das mais importantes estratégias para o retorno e manutenção segura das atividades escolares presenciais.

Confira o Calendário:

Crianças com comorbidades