Coleção Avaliação de Políticas Públicas

A Coleção Avaliação de Políticas Públicas foi criada com o objetivo de ser um espaço de produção e difusão de conhecimentos e práticas sobre avaliação e gestão da informação de políticas públicas municipais. Além de subsidiar os gestores públicos no exercício das atividades de avaliação e gestão de informação de políticas públicas, o material visa estabelecer trocas e diálogos com outros governos, instituições e sociedade civil.

Uma cultura de avaliação objetiva na Administração Pública qualifica a tomada de decisão sobre adoção, manutenção ou expansão de políticas, programas, projetos e demais ações do poder público e potencializa a gestão da informação sobre essas iniciativas. Pretende-se, assim, aprimorar as ações, aumentando a qualidade de vida e o bem-estar da população pela melhoria contínua dessas políticas municipais. Os dois primeiros livros sistematizam conceitos, instrumentos e processos, trazem diagnósticos e ferramentas que podem resultar na ampliação da eficácia e eficiência da gestão pública, além de auxiliar na criação de uma permanente cultura de avaliação dos resultados e impactos das políticas públicas em âmbito municipal.

O livro Guia de Avaliação de Políticas Públicas apresenta diferentes conceitos e abordagens relacionados a implementação e avaliação de políticas públicas e mapeia indicadores, pesquisas e instituições para subsidiar o trabalho de avaliação.

O livro Diretrizes de Gestão da Informação aborda a gestão de dados do município, trazendo referenciais explicativos e estabelecendo recomendações práticas sobre padrões de coleta e armazenamento, gestão de cadastros, interoperabilidade dos sistemas, segurança da informação e governança de dados.

Baixe aqui:

Guia de Avaliação de Políticas Públicas – PDF