Festival Delícias da Roça chega ao Campo de São Bento nesta sexta

O Campo de São Bento, em Icaraí, recebe a partir dessa sexta-feira (22) o Festival Delícias da Roça. O evento, organizado pela Prefeitura de Niterói, é a primeira festa junina naquele espaço público, depois do período mais severo da pandemia de Covid-19. A festa terá comidas e bebidas típicas, brincadeiras, barracas gourmet e shows, e ocorre neste fim de semana (22, 23 e 24) e no próximo (29, 30 e 31).

Segundo os organizadores, haverá cerca de 30 barracas, todas em madeira rústica para caracterizar o ambiente da “roça”, com empreendedores locais e de municípios vizinhos. Todos os dias haverá apresentação de músicos locais com repertório caipira e sertanejo.

Há ainda um espaço no qual a Prefeitura está disponibilizando serviços. A Coordenadoria Niterói de Bicicleta, por exemplo, vai orientar os proprietários a fazer pequenos reparos. Já a Defesa Civil de Niterói vai fazer o cadastro de voluntários para os novos cursos. O órgão também mantém um operador de sistema que está realizando demonstrações do uso de pluviômetros usados na previsão do tempo. A Defesa Civil também disponibilizou em seu stand técnicos de vistoria, que vão tirar dúvidas e dar orientações sobre o tema. Haverá na próxima semana uma “caixa de areia”, como é chamado o simulador que possibilita perceber os efeitos da erosão num determinado terreno, sob condições variadas.

Já em seu espaço, a Secretaria Municipal de Conservação e Serviços Públicos (Seconser) vai explicar detalhadamente o projeto de paisagismo da cidade aos interessados.

A NitTrans participa do evento realizando ações de Educação Para o Trânsito e fazendo a emissão do cartão do idoso. A equipe de Educação Para o Trânsito disponibilizará atividade para crianças e adolescentes com Mini Pista Itinerante entre 10h e 14h nos sábados e domingos do evento.  A partir de um desenho com o mapa de ambiente urbano, usado para simular situações de trânsito com vias, infraestrutura viária e equipamentos públicos como escola e hospital, as crianças recebem orientações sobre a importância de atravessar na faixa de pedestres, respeitar os ciclistas e seguir as regras de trânsito.

Também será realizada a emissão do cartão do idoso para os residentes de Niterói. Para a primeira via, é necessário levar cópia do documento de identificação e CPF ou da CNH. Em caso de renovação ou emissão de segunda via, é preciso levar a cópia do documento de identificação e CPF ou da CNH e o registro de ocorrência de perda ou o cartão com a data de validade vencida, respectivamente.  O horário para a emissão do cartão do idoso será entre 10h e 16h, de sexta a domingo.

O Festival Delícias da Roça mantém ainda uma área destinada à arrecadação de alimentos para a Campanha Niterói Solidária.

Confira a programação musical de 22 a 24 de julho:

Sexta-feira (22/07)

17h – Ligeirinho (forró)

19h – Fabiano e Bonatto (sertanejo)

Sábado (23/07)

11h – Leo Castro (infantil)

14h – Amargô (forró)

17h – Daniel Monnerat (regional)

19h – Eduardo Camacho (country)

Domingo (24/07)

11h – Tia Gê (infantil)

14h – Josi Araújo (MPB)