Niterói oferece tratamento a quem quer parar de fumar

Nesta segunda, 29 de agosto, é comemorado o Dia Nacional de Combate ao Tabagismo. No município de Niterói, quem deseja parar de fumar conta com o apoio do Programa de Controle de Tabagismo, da Secretaria Municipal de Saúde. O atendimento inclui uma consulta inicial individual, a abordagem cognitivo-comportamental, e o tratamento farmacológico de apoio.

O aposentado, Antonio Luiz Nunes de Freitas, de 72 anos, participou do programa na Unidade Básica da Engenhoca e parou de fumar depois de 54 anos com o hábito do tabagismo.

“Tentei parar de fumar muitas vezes, mas não conseguia. Buscava diminuir o número de cigarros por dia, mas o vício não me permitia fumar apenas 1 ou dois cigarros. Foi quando busquei a unidade de saúde e fui encaminhado pela assistente social, Claudia Tavares, para o Programa de Controle de Tabagismo. A experiência foi ótima e estou há 8 meses sem fumar”, conta.

Antônio explica que parou na hora certa, pois a partir de uma tomografia recente percebeu os impactos negativos do cigarro ao seu pulmão. Além disso, deixa como conselho e inspiração, o relato de que, mesmo o processo sendo desafiante e cheio de superações, altos e baixos com tentativas frustradas, a força de vontade e o querer parar de fumar foram determinantes para a melhoria da sua saúde.

A assessora técnica do Programa, Livia Bertasso, explica que o trabalho ocorre por meio de atendimento de apoio, em que um profissional aborda temas relacionados ao tabagismo, orientando e motivando os participantes. Segundo Lívia, o tratamento inclui ainda a oferta de medicamentos específicos para auxiliar no combate ao tabaco. Os ex-fumantes são acompanhados em controles mensais, até completarem um ano de abstinência.

Outro participante do Programa foi o designer de interiores, Rafael Alves de Freitas Porto, de 39 anos, que fumou por três anos e foi acompanhado na Policlínica Regional do Fonseca pelas profissionais Fernanda de Paula e Luciana Daflon.

“O processo foi um dos desafios mais difíceis da minha vida, mas hoje, após cerca de um mês sem o cigarro, percebi algumas mudanças como no paladar e na respiração, que melhorou muito”, afirma.

Segundo o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, o município é atuante na luta contra o tabagismo há anos.

“Trabalhamos com essa causa há anos. O morador que desejar parar de fumar encontrará assistência de profissionais qualificados. Os interessados podem se inscrever nas unidades municipais que oferecem o programa”, explica o secretário.

A pessoa que deseja parar de fumar pode procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para orientações.

Atividades – Na manhã desta segunda-feira (29), a coordenadora do Programa, Lívia Bertasso, realizou uma palestra para funcionários do Porto de Niterói, onde orientou sobre benefícios e a importância de parar de fumar. Outras unidades de saúde também realizaram atividades de orientação e combate ao tabagismo.