Prefeitura de Niterói lança central única de atendimento para aprimorar a transformação digital do município

A Prefeitura de Niterói lançou, nesta terça-feira (30), o e-Niterói, instrumento que tem como objetivo transformar e modernizar a gestão de Tecnologia da Informação (TI) da Prefeitura e oferecer mais celeridade e qualidade aos serviços municipais. A primeira etapa deste processo foi a criação de uma central de atendimento e suporte aos sistemas estruturantes da administração pública. Servidores poderão, a partir desta quinta-feira (1º), tirar dúvidas sobre os sistemas a partir do site https://e.niteroi.rj.gov.br.

Os primeiros sistemas a serem cobertos pelo e-Niterói são o e-cidade, sistema de gestão municipal, e o e-Ciga, o sistema único de processo eletrônico. O e-Niterói terá uma governança compartilhada entre os órgãos que mais demandam serviços de TI: Procuradoria Geral do Município (PGM), Secretaria Municipal de Administração (SMA) e Secretaria Municipal de Fazenda (SMF), sob coordenação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (SEPLAG).

“Niterói está investindo na transformação digital do município desde 2013. Por conta dos avanços na integração de sistemas de protocolo e pagamento e na ampliação da transparência pública municipal, hoje conseguimos adotar o processo eletrônico e desenvolver estratégias de Governo Digital. Com o e-Niterói, vamos elevar a qualidade no atendimento ao servidor público que utiliza os sistemas da Prefeitura ao ter mais controle sobre as demandas e a gestão das respostas”, explica a secretária Ellen Benedetti.

A secretária de Fazenda, Marília Ortiz, afirmou que o lançamento do e-Niterói é um marco da profissionalização e modernização da gestão de Niterói. Ortiz relembrou a trajetória da transformação digital do município, com o foco em desburocratizar os serviços e promover mais celeridade para os servidores e para a população.

“Há nove anos a Prefeitura estava muito defasada em sistemas e infraestrutura de TI. Mas com um trabalho de gestão e planejamento, avançamos muito e conseguimos mudar a realidade da cidade e da prestação de serviços. O e-Niterói chega para facilitar a vida do servidor e dar agilidade na resolução de problemas e customizações do nosso sistema informatizado de gestão”, aponta.

O secretário de Administração, Luiz Vieira, ressaltou os avanços no sistema de gestão municipal, com a adesão ao e-cidade, e com o processo eletrônico por meio do e-Ciga e enfatizou a importância de os servidores acompanharem as mudanças.

“A nossa grande missão na Prefeitura é quebrar paradigmas, hábitos, enfrentar os desafios e capacitar os servidores para que eles acompanhem essas novidades. As pessoas são o maior patrimônio da Prefeitura. Estamos trabalhando por uma Niterói mais moderna, dinâmica, onde os servidores possam trabalhar com mais apoio e respaldo”, acrescentou.

O subprocurador do Município, Francisco Miguel Soares, finalizou a celebração ressaltando como o e-Niterói vai refletir no trabalho de cada servidor e gerar resultados mais ágeis para a população.

Também participaram do evento os servidores que compõem a Rede e-Niterói, a rede do processo eletrônico, entre outros usuários de sistemas da prefeitura. O e-Niterói receberá chamados por meio do site https://e.niteroi.rj.gov.br a partir do dia 1º de setembro. No portal está disponível um passo a passo de como os servidores da Prefeitura podem abrir um chamado e acompanhar a solicitação. O login na plataforma pode ser realizado com o mesmo acesso utilizado no e-Ciga.