Nittrans inaugura primeira mini pista fixa no Espaço Nova Geração do Fonseca

O Espaço Nova Geração, no Fonseca, ganhou, nesta quinta-feira (22), a primeira mini pista fixa de Niterói. A ferramenta, idealizada pela equipe de Educação Para o Trânsito da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), utiliza a representação de um ambiente urbano em um desenho no chão para instruir e conscientizar crianças e adolescentes sobre segurança viária. A inauguração faz parte dos eventos da Semana Nacional do Trânsito e do Mês da Mobilidade em Niterói, que vai até o final de setembro com inúmeras atividades em diversos bairros da cidade, com ações de Educação, Segurança Viária e Mobilidade Ativa, organizadas pela Nittrans com apoio da Coordenadoria Niterói de Bicicleta.

A mini pista fixa foi projetada por uma arquiteta da divisão de planejamento e executada pela equipe de sinalização da Nittrans em parceria com o artista Iori Grafitti. O desenho projetado para o Espaço Nova Geração é composto por lugares conhecidos pelas crianças e adolescentes que participam do projeto, trazendo como ponto de referência o próprio Ciep Professor Anísio Teixeira e o Horto Florestal do Fonseca. A partir do desenho, é possível ensinar de forma lúdica sobre as normas de circulação no trânsito para pedestres, ciclistas e motoristas.

Para a Coordenadora do Projeto Espaço Nova Geração, Thamyris Elpídio, a inauguração de uma mini pista dentro das instalações do projeto é mais uma forma de garantir os direitos das crianças que participam desta iniciativa da prefeitura que visa à prevenção da violência e a promoção da cidadania. Ainda, a instalação da mini pista mostra a preocupação dos órgãos da prefeitura, em especial do setor de Educação Para o Trânsito da NitTrans, em levar conhecimento sobre segurança viária para os integrantes do projeto.

“A inauguração da mini representa muito para o projeto. Para além da função de lazer, que é um dos pilares dos direitos à cidadania dessas crianças, por meio da mini pista eles poderão aprender sobre o trânsito, que é uma questão que integra a vida de todos na nossa sociedade, garantindo mais uma parcela de direitos à cidadania. A mini pista irá possibilitar que as crianças habitem a cidade de uma maneira diferente, sabendo como se portar nas diferentes situações do trânsito”, comenta Thamyris.

O coordenador de infraestrutura Viária e responsável pelo setor de sinalização da Nittrans, Pedro Santos, explica que realizar a pintura desta mini pista foi um desafio, já que a equipe está acostumada a trabalhar em na pintura de ruas e avenidas.

“Apesar de a equipe realizar a sinalização viária de toda a cidade, neste projeto tivemos que trabalhar com uma escala muito menor. Foi preciso adaptar os moldes utilizados para uma travessia de pedestre comum a uma travessia de uma mini pista. Contamos com a ajuda do artista Iori Grafitti para criar os pictogramas reduzidos de sinalização das vagas de idoso e deficiente e parar trazer para a pintura elementos lúdicos e mais convidativos para as crianças”, explica Pedro Santos.

Entre as atividades do Mês da Mobilidade também estão programadas visitas guiadas à seda da Ecoponte e ao Centro de Controle Operacional Mobilidade da cidade. Além disso, serão realizadas intervenções artísticas nas faixas de pedestre, visando à conscientização do seu uso pela população. Confira toda a programação na lista abaixo.

Serviço:

Dia 23 de Setembro – Sexta –feira

Circuito Ponte – Visita guiada à sede da Polícia Rodoviária Federal na Ecoponte, às 14h.

Oficina de artes sobre mobilidade – Iniciativa voltada para as crianças na Sala Infantil da Biblioteca Parque, às 14h.

Dia 24 de Setembro – Sábado

Dia da Bicicleta – Atividades diversas voltadas para a bicicleta no Campo de São Bento, das 09h às 18h.

Dia 25 de Setembro – Domingo

Passeio Ciclístico – Saindo da Concha Acústica, às 08h.

Dia 26 de Setembro – Segunda -feira

Educação Para o Trânsito nas escolas – Palestra da Equipe de Educação e mini pista no CIEP Esther Botelho na Estrada Francisco da Cruz Nunes, às 14h.

Dia 27 de Setembro – Terça-feira

Apresentação de Teatro – Apresentação com o grupo Teatralmente no Teatro Popular do Caminho Niemeyer, às 14h.

Dia 28 de Setembro – Quarta-feira

Educação Para o Trânsito nas escolas – Palestra da Equipe de Educação na Escola Passo a Passo na Rua Fagundes Varela, às 13h30.

29 de Setembro – Quinta-feira