Prefeitura de Niterói faz campanha para doação de sangue neste sábado (15)

A Prefeitura de Niterói fará uma campanha para doação de sangue neste sábado (15), das 9h às 16h, no Caminho Niemeyer (atrás do terminal). A doação pode ser feita por pessoas com até 69 anos que passem pela triagem onde respondem um questionário sobre saúde. A campanha é uma parceria com o Hemorio, Davida – Casa do Bom Samaritano, o Caminho Niemeyer e a Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia.

Para doar é necessário levar um documento oficial com foto, estar bem de saúde, pesar mais de 50kg, evitar alimentos gordurosos (3 horas antes) e álcool (mínimo de 12 horas), ter mais de 16 anos (com autorização do responsável) ou até 60. Doadores com idade entre 61 e 69 anos, precisam já ter doado anteriormente.

Alguns sintomas como gripes ou de um processo alérgico são impeditivos para doar sangue, bem como alguns medicamentos. A pessoa não pode ter sido vacinada contra sarampo e tétano (mínimo de 4 semanas) e também contra Covid e gripe (7 dias), além de precisar estar a pelo menos 10 dias curado caso tenha tido Coronavírus. Além disso, não pode doar quem fez tatuagem ou piercing há menos de 1 ano ou realizou uma endoscopia ou colonoscopia no último semestre.