Prefeitura de Niterói promove o 1º Horto Street Art

A Prefeitura de Niterói traz para a cidade a etapa do Circuito Estadual de Street Skate neste fim de semana, dias 22 e 23 de outubro, no Horto do Fonseca. Serão disputadas as modalidades mirim, iniciante, feminino, amador, paraskate e oldskate. As inscrições custam R$ 50 e podem ser feitas pelo site www.skatesystem.net, até o dia 20 de outubro. A modalidade paraskate tem isenção no pagamento da taxa de inscrição. O evento vai reunir atividades de esporte, música, arte e meio ambiente.

A etapa Niterói do campeonato será realizada pela Secretaria Municipal de Governo (Semug), por meio da Administração Regional do Fonseca, em parceria com a Secretaria de Esporte e Lazer de Niterói.

“Essa é uma competição oficial que vai ser realizada na cidade e vale pontuação para a etapa do Campeonato Brasileiro. A competição é chancelada pela Federação Skateboard do Estado do Rio de Janeiro (Faserj) e a última etapa do estadual na modalidade street. A previsão é que o campeonato receba mais de 150 atletas”, destaca o administrador regional do Fonseca, Flávio Bonan.

Nos dias 22 e 23, será realizada uma competição classificada como seletiva estadual na modalidade olímpica do skate denominada “Street”. Os melhores resultados pontuarão para o ranking que classifica os atletas para a final do campeonato nacional, que acontecerá no final do ano, em Cascavel (PR). Na sexta-feira (21), pista ficará interditada para lazer e será usada para o treino oficial dos atletas que irão competir no evento, das 8h às 18h. O skate estreou como modalidade olímpica nas Olimpíadas de Tóquio, em 2021, onde conquistou 3 medalhas para o Brasil.

“É importante essa parceria com as Administrações Regionais. O objetivo é descentralizar as atividades de esporte nos diversos equipamentos, ocupando todas as quadras, parques, campos de futebol e pistas de skates com eventos e projetos por toda a cidade”, afirma o secretário municipal de Esporte e Lazer, Rubens Goulart.

Além da etapa do Street Skate, o espaço vai receber foodtrucks, feira alternativa e shows ao vivo. Durante o evento. Vão acontecer atividades paralelas como feira alternativa com expositores de marcas de skate, roupas, artigos de arte, artesanato etc. O local também terá stands com vídeo game e óculos de realidade virtual, promoção de apresentações artísticas de músicos e grafite e ginástica ao ar livre.

A parte musical terá apresentação, no sábado (22), da banda de indie rock Lunoz seguida da cantora de rap Ylah. Já o domingo vai contar com show da banda de skate rock Canella Seca e, logo após, será a vez do cantor de trap Jovem Swing. O evento contará ainda com área reservada ao meio ambiente com uma campanha sobre a importância do meio ambiente para a saúde, em especial sobre o Horto, o ecossistema de Niterói, e sobre a importância do cuidado com as matas, rios e a Baía da Guanabara.

Revitalização do Horto – Em 2015, o Horto Botânico do Fonseca passou por uma ampla reforma em sua área de lazer, de de cerca de 8 mil m², e recebeu um Skate Park, pistas de patins e caminhada, playground, área de convivência com mesinhas e bancos de concreto, quiosques, banheiros, bicicletários, coreto reformado, duas academias (uma delas para a terceira idade), rotas de acessibilidade, além da sede do Parnit e do ParCão, um espaço de lazer para os animais. A revitalização do espaço contou com um investimento de R$ 9,5 milhões.

Serviço: 1º Horto Street Art – Etapa Niterói RJ
Inscrições: até 20 de outubro pelo site skatesystem.net
Valor: R$ 50, exceto para modalidade paraskate que é gratuito
Competição: 22 e 23 de outubro, a partir das 8h