Dezembro Vermelho: Niterói se empenha na luta contra o HIV

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta quinta-feira (01), começa em todo território nacional o Dezembro Vermelho, Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis. Para chamar a atenção da população sobre a importância da prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids, a Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá diversas atividades.

O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, fala sobre a assistência oferecida pelo município.

“Em Niterói, pessoas portadoras de HIV/Aids contam com assistência e tratamento nas unidades de saúde que possuem o Serviço de Atenção Especializado (SAE), bem como cuidados de acolhimento e ações de prevenção. Além disso, o teste rápido é gratuito e está disponível em toda a rede básica de saúde”, conta.

O Hospital Municipal Carlos Tortelly (HMCT), no Centro, é referência para internação e também oferece atendimento ambulatorial para adultos e crianças. Já a internação de crianças e adolescentes são encaminhadas para o Hospital Municipal Getúlio Vargas Filho, o Getulinho.

Para atendimento ambulatorial de adultos, a população soropositiva conta com a Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva, Policlínica Regional da Engenhoca, Policlínica Regional do Fonseca e Hospital Azevedo Lima (HEAL) realizam atendimento apenas do público adulto. Já a Policlínica Regional do Largo da Batalha, Regional de Itaipu e o Hospital Universitário Antônio Pedro atendem também crianças e adolescentes. Gestantes HIV positivo têm atendimento em qualquer um dos SAE existentes, caso haja existência de risco obstétrico causado por outros agravos à saúde das gestantes, elas poderão ser encaminhadas para a Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

O atendimento das Profilaxias Pós Exposição Sexual (PEP) é realizado em todas as emergências, nos serviços de atenção especializada em HIV/Aids, e quando se trata de caso de violência contra mulheres, também são referências a maternidade municipal Alzira Reis, a maternidade do HEAL e do HUAP; enquanto a Profilaxia Pré-Exposição Sexual (PREP) é oferecida nos serviços de atenção especializada em HIV/Aids das policlínicas municipais (Barreto, Sérgio Arouca, Largo da Batalha, Engenhoca, Fonseca e Itaipu) e do HMCT.

Segundo a coordenadora do Programa de HIV/Aids de Niterói, Márcia Santana, o diagnóstico precoce do HIV, resulta no cuidado e tratamento imediato para garantia de uma melhor qualidade de vida.

“É fundamental garantir os serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento do HIV e da AIDS de forma contínua e eficiente. Contudo, isso apenas não é o suficiente, precisamos também reconhecer e enfrentar as desigualdades e vulnerabilidade sociais que impedem as pessoas de acessar estes serviços. A violência de gênero, racismo estrutural, estigma, discriminação e pobreza extrema são questões para as quais é necessária uma ação imediata e articulada entre os diversos representações de governo, setor privado e sociedade civil”.

Autoteste – A secretaria também oferta o autoteste, mais uma opção para ampliar e facilitar o diagnóstico de HIV. O exame, que pode ser feito em casa, permite o acesso ao diagnóstico precoce da doença, principalmente para aqueles que precisam ser testados com maior frequência por conta da exposição contínua ao risco de contaminação.

O programa foi implantado no Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA), localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e funciona às segundas, quartas, quintas e sextas, das 8h às 16h30. Essa nova modalidade não substitui a testagem rápida que já é oferecida na rede de saúde da cidade para toda a população.

Seminário – No dia 15 de dezembro será realizado o 20° Seminário ReduSaids Niterói com o tema “Os desafios da Prevenção e do Cuidado nas Políticas de Enfrentamento ao HIV/Aids na Atualidade”. O evento acontecerá no Sesc Niterói, Rua Padre Anchieta, 56- Centro, com início às 9h.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support