Prefeitura faz primeira reunião de gabinete de segurança do ano

A Prefeitura de Niterói realizou, nesta quarta-feira (15), a primeira reunião do ano do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), que atua diretamente nas ações do Pacto Niterói Contra a Violência. O encontro, que aconteceu na Cidade da Ordem Pública, no Barreto, reuniu integrantes das esferas municipal, estadual e federal, com o objetivo de discutir estratégias para o ano de 2023 no enfrentamento à violência e criminalidade na cidade, cada um atuando dentro de sua área.

O Gabinete de Gestão Integrada Municipal foi criado em 2018 com o objetivo de dar suporte ao Pacto Niterói Contra a Violência, criado na mesma época. Com investimentos municipais de R$ 304 milhões, o Pacto vem atuando em 18 projetos nos eixos de Prevenção, Policiamento e Justiça, Convivência e Engajamento dos Cidadãos e Ação Territorial Integrada.

“Tivemos uma reunião muito produtiva, onde debatemos pontos importantes para melhorar cada vez mais a Segurança da nossa cidade”, disse o secretário Executivo da Prefeitura de Niterói, Rodrigo Neves. “A retomada das reuniões do GGIM é fundamental para nossa cidade. Retomamos o Gabinete de Gestão Integrada da Segurança Pública, com a participação das forças policiais e da Guarda Municipal. Vamos retomar os acordos de cooperação com o estado e a PM, o convênio do RAS da Polícia Civil, implantar a integração dos sistemas de monitoramento do Cisp com a Polícia Rodoviária Federal e ampliar a ostensividade da força pública e articulação das políticas sociais para uma cidade cada vez melhor”. 

Ele reiterou que nos últimos dez anos, com ações integradas e o Pacto Niterói Contra a Violência, os índices de criminalidade apresentaram queda e citou como exemplo o roubo de veículos, que caiu de 1.421 ocorrências/ano para 359 ocorrências/ano, o roubo a transeuntes, que recuou de 3.057 ocorrências/ano para 930 ocorrências/ano; e o roubo de comércio, que diminuiu de 312 ocorrências/ano para 92 ocorrências/ano. A taxa de homicídios do Estado do Rio é de 17,87 para 100 mil habitantes e a de Niterói é de 9/100 mil habitantes.

“Niterói nunca cruzou os braços com relação ao enfrentamento à violência. Não é o papel do município, mas nós disponibilizamos ferramentas para que as forças de segurança atuem e unimos essas forças para um bem maior”, destacou Rodrigo Neves. 

O Coronel Sylvio Guerra, comandante do 4º Comando de Policiamento de Área (CPA), da Polícia Militar, ressaltou a importância da integração dos poderes para garantir a segurança da população.

“Essa reunião é de extrema importância. Desde que iniciamos essa parceria e integração com cada agente atuando em sua área, mas de forma integrada, a modificação do perfil e a forma como o enfrentamento à criminalidade começou a acontecer em Niterói. Esse trabalho integrado faz muita diferença para a segurança da cidade”, frisou o comandante.

O secretário de Ordem Pública de Niterói, Paulo Henrique de Moraes, explicou que as reuniões serão frequentes.

“Fizemos uma avaliação com todos os entes ligados a segurança de todas as esferas e um diagnóstico para mapeamento de questões a serem resolvidas para montagem de novas estratégias e de caminhos que serão seguidos dentro de um planejamento”, explicou o secretário.

Também participaram do encontro o delegado de Polícia Mauricio Mendonça de Carvalho, representante do 4º DPA – Departamento de Polícia de Área – Região dos Lagos, Niterói e São Gonçalo; a delegada Natacha Alves de Oliveira (76ª DP ); o delegado Claudio Otero Ascoli (77ª DP – Icaraí); delegado Renato dos Santos Mariano (78ª DP – Fonseca); delegado Roberto Gomes Nunes (79ª DP – Jurujuba); Lauro Cesar Lethier Rangel (81ª DP – Itaipu); o tenente-coronel Aristheu de Góes, comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar ; Diogo Rangel do Amaral, representando a Polícia Rodoviária Federal; Fábio Machado da Silva, representando a Polícia Federal; o inspetor geral da Guarda Municipal de Niterói, Leandro Nunes; o subsecretário Executivo Maurício Santos, representando o GGIM; e Luciano Avelar, coordenador do Observatório de Segurança Pública de Niterói.

Investimentos da Prefeitura

Entre os investimentos e ações da Prefeitura em apoio às forças de segurança aconteceram nos últimos 10 anos estão: a reestruturação da Guarda Municipal, com aumento de efetivo, valorização profissional e foco na qualificação; a criação do Centro Integrado de Segurança Pública (Cisp); a construção da Cidade da Ordem Pública; a criação do Observatório de Segurança; a implantação do Pacto Niterói Contra a Violência; e a estruturação do cercamento eletrônico.

Outros destaques são a inauguração da Delegacia de Homicídios de Niterói; a reforma de delegacias; a ampliação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis) em Niterói; e a construção de Companhias Destacadas para a Polícia Militar na cidade.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support