No mês da mulher, Prefeitura de Niterói inaugura espaço dedicado ao empreendedorismo feminino

A Prefeitura de Niterói abre o mês de março, em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, com a inauguração do primeiro coworking público feminino do estado do Rio de Janeiro. O Espaço Empreender é uma iniciativa da Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói. Em um ambiente totalmente dedicado ao estímulo e desenvolvimento de novas ideias e negócios, liderança e networking, as empresárias e aspirantes a ter seu próprio negócio irão encontrar, além de orientação, espaços de trabalho no coworking feminino com seis computadores e área kids, sala de reuniões para até 12 pessoas, espaço colaborativo de vendas com os negócios que mais se destacarem nos programas de capacitação da Codim.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou a importância do Espaço Empreender.

“Temos que fazer com que essa agenda da mulher em Niterói seja cada vez mais forte e eficiente, dando suporte às mulheres que mais precisam do apoio da Prefeitura. A questão da violência contra a mulher é gravíssima e precisamos ter políticas públicas para apoiar a mulher e também fazer investimentos como esse espaço, que vai proporcionar um intercâmbio de experiências empreendedoras e desenvolvimento junto com os parceiros Senac, Acierj e o Consulado Americano. Esse será um local de empoderamento e de desenvolvimento dos negócios para a independência financeira feminina”, destaca o prefeito.

A coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, chama a atenção para a importância do empreendedorismo e da geração de renda para a autonomia econômica e financeira da mulher. O projeto faz parte do eixo Empreendedorismo, Empregabilidade e Inovação da Coordenadoria.

“Esse equipamento vai atender a pluralidade feminina. A Codim trabalha fortemente no enfrentamento às violências como principal missão e, no mês das mulheres, é necessário falar que, para além da agressão física e psicológica, estamos buscando as portas de saída e a perspectiva e esperança de um novo futuro para essas mulheres. Esse é um novo espaço pensado para as empreendedoras, pequenas empresárias, autônomas que se organizam na cidade e que poderão usufruir desse local. Temos muitos desafios, mas muitos avanços para celebrar e esse é mais um passo e mais uma conquista”, resume Fernanda Sixel.

No Brasil, segundo o Sebrae, há 9,3 milhões de mulheres à frente de um negócio, sendo que 45% delas são chefes de família, as responsáveis pela principal e, muitas vezes, única renda de seus lares.

A iniciativa foi saudada pelo diretor regional do Senac no Rio de Janeiro, Sérgio Ribeiro: “Quero parabenizar a Prefeitura de Niterói e dar nosso apoio ao Espaço Empreender. O Senac se sente muito honrado em participar desse programa”, falou Sérgio Ribeiro.

A ideia do Espaço Empreender tem origem no Edital Federal Assistance Award 2021, onde o Consulado Americano por meio de doações a fundo perdido fomenta iniciativas de liderança para mulheres. O projeto Mulher Líder foi um dos sete escolhidos entre mais de 100 projetos enviados ao Edital, e recebeu mais de 600 pré-inscrições para as 150 vagas oferecidas na primeira edição realizada em 2022. Localizado no centro de Niterói, em uma parceria inédita com a Acierj – Associação Comercial e Industrial do Estado do Rio de Janeiro, a proposta é que o local, de fácil acesso, atraia mulheres de toda cidade.

“Estamos ampliando nosso apoio a todos os segmentos. Vivemos num mundo tecnológico e hoje, é de extrema importância que a qualificação chegue, cada vez mais, ao alcance das pessoas. A Codim tem um objetivo e cumpre seu papel em apoio às mulheres. Esses espaços serão importantes para as pessoas que buscam alcançar o empreendedorismo e não sabem como, possam ter essa oportunidade. A Acierj vai ampliar cada vez mais parcerias como essas”, afirmou Igor Baldez, presidente da Associação.

A empreendedora Dafne Rocha comemora a inauguração do espaço e já faz planos para incrementar os negócios.

“Tenho uma loja infanto-juvenil e quero desenvolver aqui um pouco mais a questão de marketing, publicidade, e de negócios. O Espaço Empreender foi inaugurado hoje e eu já fiz parceria para a minha próxima coleção a ser produzida em uma fábrica aqui em Niterói. O espaço é muito bom para que a gente possa expor as nossas ideias e ter a possibilidade de conseguir parceiros estratégicos para alavancar nossos negócios”, comemora.

Outra que já celebra os resultados da iniciativa é Blanca Patricia. Ela é colombiana e há três anos trabalha em Niterói como costureira. A inauguração do Espaço Empreender representa para ela uma possibilidade de capacitação. “É uma oportunidade espetacular porque têm muitas pessoas precisando serem capacitadas e também mostrarem seus produtos, irem em frente com suas marcas. Estou muito animada”, finaliza.

Coworking Espaço Empreender
Funcionamento: De segunda a sexta
Endereço: Avenida Ernani do Amaral Peixoto, 286 – 2 Andar – Centro, Niterói.
Agendamentos e Informações: Whatsapp: 21 98154-2402