Equipe técnica da Defesa Civil de Niterói faz capacitação para operação do novo Radar Meteorológico

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve nesta quarta-feira (8), no Centro de Monitoramento e Operações da Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia para acompanhar de perto a capacitação de meteorologistas e técnicos para operar o novo radar meteorológico recém adquirido pela Prefeitura, e que foi instalado nesta semana no Parque da Cidade. O prefeito, eleito recentemente como como vice-presidente do Conleste (Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Leste Fluminense), que congrega municípios fluminenses, reiterou que a ferramenta é uma plataforma que pode ser acessada dentro de um raio de 100 quilômetros, em tempo real, auxiliando os municípios do consórcio na prevenção de desastres, a partir do acesso aos dados gerados pelo radar.

“Estamos trazendo essa tecnologia para que possamos avançar ainda mais para proteger Niterói. Essa informação, que é preciosa para a gente, também vai ser disponibilizada para outros municípios mediante convênios e acordos de cooperação. Nós também estaremos à disposição dos municípios do Conleste, dentro do que puder ser feito na área de abrangência do equipamento. É um recurso à disposição da cidade para podermos nos antecipar à chegada de eventos meteorológicos extremos. Nós poderemos ter a informação chegando com uma antecedência que é preciosa quando a gente planeja qualquer ação em termos de proteção da população. A cidade de Niterói é hoje uma das cidades mais resiliente no país”, reforçou o prefeito Axel Grael, lembrando que dentro do plano de resiliência, a cidade que conta com 87 obras de contenção em andamento.

O radar identifica e rastreia tempestades dentro de sua área de alcance e será fundamental para a medição e previsão de curto prazo (nowcasting) de chuvas intensas em áreas críticas do município. O equipamento que é utilizado atualmente pelo Centro de Monitoramento de Operações da Defesa Civil Municipal fica na cidade do Rio de Janeiro e existe uma área de sombra projetada pelo do Morro Sumaré que impede a visualização de parte das cidades de Niterói e Maricá. Com o novo aparelho, essa área estará plenamente coberta.

“O radar e seus produtos são uma ferramenta de extrema importância para o monitoramento meteorológico do município, principalmente na antecipação de evento extremos como chuvas intensas”. É uma tecnologia que vai nos dar mais precisão na leitura do volume de chuva que está se aproximando. A partir do instrumento será possível aprimorar o monitoramento e a previsão de curto prazo aperfeiçoando os avisos e alertas que chegam à população”, disse o secretário de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, tenente coronel Walace Medeiros.

Radar – O equipamento comprado por Niterói foi instalado no Parque da Cidade, em São Francisco. Além do radar, Niterói também vai passar a contar com mais três estações meteorológicas automáticas, que ficarão nos seguintes locais: parque das águas, no Centro, Charitas e Piratininga. Outra novidade é a aquisição de estações de monitoramento da qualidade do ar. Serão três estações automáticas e seis semiautomáticas. Esses equipamentos medem a concentração de vários gases como o metano, ozônio monóxido de carbono, dióxido de nitrogênio e dióxido de enxofre, bem como a medição de material particulado (poeira). No total, este conjunto de investimento para o monitoramento meteorológico e de qualidade do ar terá aporte de R$18,5 milhões.

O radar foi adquirido como parte do Plano Niterói 450 anos. É um dos maiores investimentos em sustentabilidade, clima e resiliência no país. A instalação de um radar meteorológico local significa um poderoso avanço na previsão e monitoramento de tempestades.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support