Parceria entre Prefeitura de Niterói e UFF investe no ensino da Língua Portuguesa na rede municipal

Uma parceria entre a Prefeitura de Niterói, a Universidade Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha vem potencializando o ensino da Língua Portuguesa nas escolas municipais. Com o objetivo de melhorar a qualidade nas práticas de letramento – o uso competente da leitura e da escrita – uma equipe de professores e estudantes da graduação e pós-graduação da UFF participam do projeto “Ensino de língua portuguesa no século XXI: pesquisa, teoria e prática”, uma das iniciativas selecionadas pelo Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA), que conecta projetos de excelência que oferecem contribuições para a sociedade com a verba necessária para que sejam executados.

O secretário municipal de Educação, Bira Marques, destaca a importância da iniciativa. “Esse projeto só reforça a parceria entre a Prefeitura de Niterói e a universidade, que tem se consolidado desde 2013. Niterói é uma das cidades com a maior concentração de mestres e doutores do estado, e essa conquista, em grande parte, se deve à UFF, que muito tem contribuído com soluções para os desafios da cidade através do seu capital humano inestimável. É muito importante que a gente aproveite essa troca de experiências para aprimorar o ensino nas salas de aula da rede pública, aprofundar o conhecimento e investir na formação continuada dos nossos profissionais”, destaca o secretário.

Em tempos de cortes na educação, uma pesquisa do Sistema de Avaliação da Educação Básica – Saeb – divulgou dados alarmantes: na prática, é como se o país tivesse regredido aos níveis de 2015 em áreas como português e matemática. Além disso, em apenas dois anos, dobrou o número de crianças que não sabem ler e escrever nem mesmo palavras isoladas: um resultado que reflete os impactos diretos da pandemia no ensino público. Como resposta aos tantos fatores que colaboram com a defasagem escolar, o plano Niterói 450, da Prefeitura de Niterói, prevê o investimento de R$ 147 milhões na educação até 2024, a serem investidos em qualificação e ampliação de infraestrutura das escolas, gestão pedagógica e reforço escolar, combate à evasão escolar e formação profissional. Ações que vão impactar 94 escolas da rede municipal de ensino.

O reitor da UFF, professor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega, celebra a parceria com a Prefeitura de Niterói: “A Universidade Pública constrói conhecimentos sobre a realidade brasileira para serem utilizados à serviço do povo, a fim de promover as mudanças necessárias para avançarmos enquanto sociedade. O ensino básico público conta com dificuldades históricas, que caminham lado a lado com a desigualdade social. Em 1998, avançamos mais um passo nesse compromisso com a educação através da criação do Colégio Universitário Geraldo Reis, parte da UFF e um espaço onde formação, pesquisa e extensão se encontram no chão da escola, além de oferecer um ensino gratuito de excelência para a comunidade. O aprendizado da língua portuguesa é essencial para o exercício da cidadania e a garantia de direitos, e diante das dificuldades básicas, mas ainda não superadas nesta área, projetos como este se mostram fundamentais, em mais uma parceria de sucesso entre Universidade e Poder Público”, destaca.

A iniciativa é voltada para os professores de língua portuguesa do 6º ao 9º ano da rede pública municipal de Niterói, e já promoveu um curso de formação para os docentes. A partir das trocas do curso e das conexões construídas entre ensino, pesquisa e extensão, foi produzido o primeiro livro do projeto, intitulado “Ensino de língua portuguesa no século XXI: pesquisa, teoria e prática”, que também se encontra disponível gratuitamente em ebook. Até o final deste ano, a equipe pretende inserir e acompanhar bolsistas do curso de Letras da UFF em escolas da rede pública, que irão desenvolver projetos e atividades na área, além da publicação de um segundo livro.

O projeto é coordenado por dois docentes de língua portuguesa da UFF, Ivo da Costa do Rosário, coordenador geral, e Monclar Guimarães Lopes, vice-coordenador. “Essa parceria é muito importante, pois a universidade tem muito a oferecer às cidades. Em Niterói, são diferentes frentes de atuação que dialogam com os esforços da Prefeitura e as demandas da população a partir do olhar da ciência, da tecnologia e da inovação. Espero que haja outras edições desse projeto tão relevante, pois a produção do conhecimento acadêmico precisa ser disseminada fora da universidade. Da mesma forma, o conhecimento produzido pelas escolas deve avançar para dentro da universidade. Todos ganham com essa interlocução”, resume o professor Ivo da Costa do Rosário.

Além da coordenação, o projeto conta com a participação da professora Drª Mariangela Rios de Oliveira, também docente da UFF, e das bolsistas Júlia dos Reis Rodrigues Benevides, Layza da Silva Tobias do Nascimento, Mayra Laurindo Rabello, Thaís de Araújo Ogeda e Rafaela Reis Carvalho.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support