Prefeitura de Niterói tem quatro projetos publicados na Plataforma Arbo

A Prefeitura de Niterói acaba de emplacar quatro projetos na Plataforma Arbo, ferramenta tecnológica desenvolvida pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) para divulgar e conectar boas práticas em projetos, programas e políticas públicas em áreas que envolvam a aplicação da arquitetura. São aceitos projetos nas áreas da primeira infância, da qualidade dos espaços públicos, da mobilidade urbana, do meio ambiente e da habitação de interesse social.

Todas as ações devem atender os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e da implantação da Nova Agenda Urbana difundidos pela Organização das Nações Unidas (ONU). No total, 23 projetos, de todo o país, foram publicados na plataforma. Os projetos da Prefeitura de Niterói são voltados à primeira infância e foram aprovados no edital Boas Práticas Relacionadas à Infância em Cidades do Brasil e América do Sul.

“Nós submetemos nossos projetos de ocupação sustentável em áreas remanescentes de reassentamentos através de atividades de conscientização socioambientais e desenvolvimento de projetos de praças, de forma a prevenir a reocupação em trechos de onde promoveu-se o reassentamento de famílias e a mitigação dos riscos, nas Comunidades de São José e Igrejinha do Caramujo, Zona Norte da cidade”, conta o secretário municipal de Obras e Infraestrutura, Vicente Temperini.

Segundo ele, o município parte do princípio que áreas desocupadas são escassas e, por isso, os espaços públicos a serem construídos devem ser criativos e possuir diversas finalidades e que possibilitem serem abertas à interpretação do público que usa esses locais.

“Esse desenvolvimento acontece através de ações de prevenção e intervenção que visem a qualidade e a frequência das interações entre crianças pequenas e seus cuidadores, e o bem-estar desses cuidadores. Projetar um espaço com diferentes pinturas, texturas, jogos e atividades ajudam a estimular a criatividade da criança, bem como a interação com outras crianças e seus cuidadores”, explicou.

Além dos três projetos da Secretaria de Obras, a Nittrans participa com o projeto Seguindo Pistas: “Compreendendo a Educação para o Trânsito”. O objetivo é projetar e pintar no espaço de convivência escolar uma mini pista e realizar capacitações das crianças em segurança viária, o que contribuirá na educação nas escolas para trabalhar competências e habilidades já propostas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“A educação para o trânsito é um aprendizado possível desde a infância e quando levamos o tema da segurança viária para dentro das escolas, para ser ensinado junto ao conteúdo regular, então conseguimos mostrar aos estudantes a importância de seguir as normas e regras de trânsito. É um aprendizado para a vida inteira”, explicou o presidente da Nittrans, Gilson Souza.

A chefe do departamento de Educação Para o Trânsito da NitTrans, Priscilla Rocha, ressalta que, após ouvirem as crianças, uma mini pista é projetada nas escolas.

“Após a escuta ativa das crianças, projetamos e pintamos uma mini pista nas escolas de Niterói para que elas possam experienciar situações cotidianas em relação à mobilidade. O exemplo ensina. Dessa forma começar pela primeira infância faz com que os responsáveis/cuidadores possam repensar seu modo de ser e agir no trânsito”, afirma.

Sobre o IAB

Fundado em 1921, o Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB) é uma entidade de livre associação de arquitetos e urbanistas que se dedica a temas de interesse da profissão, da cultura arquitetônica e de suas relações com a sociedade. É a mais antiga instituição na área de arquitetura e urbanismo no Brasil, tendo contribuído historicamente para a formulação dos capítulos da política urbana expressos na Constituição Federal.

Entre as bandeiras que defende, está a garantia irrestrita do direito à cidade, incluindo a construção de territórios inclusivos para crianças e jovens, e garantindo sua escuta, sua participação e seu reconhecimento como cidadãos. Para efetivar essas ações em políticas públicas, o IAB promove debates com a sociedade civil e com gestores de diferentes setores, investe na produção de conteúdos e conta com uma rede qualificada de arquitetos e urbanistas que se capilariza nos departamentos estaduais do instituto em todos os estados do Brasil.