Prefeitura de Niterói organiza Workshop sobre Blockchain para público interno

Com o objetivo de atualizar e buscar transparência e segurança para os dados da Prefeitura de Niterói, a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação promoveu nesta terça (14) o Workshop “Aplicações de Tecnologia Blockchain no setor público”. O evento reuniu representantes de diversas secretarias municipais para uma tarde de apresentação de cases de sucesso na aplicação do blockchain em empresas públicas, realizado em parceria com a empresa e-Stratégia Pública.

Criado em 1991, o blockchain nada mais é do que um mecanismo de banco de dados, que é formado em blocos imutáveis e, por isso, é considerado uma das tecnologias mais seguras das redes. A ideia do workshop foi abordar casos práticos de como esta tecnologia pode ser usada na solução de problemas e melhoria da qualidade dos serviços na Prefeitura.

Para a secretária municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, a troca de informações sobre qualidade e segurança de dados é de extrema importância, principalmente depois da criação da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que regula as atividades de tratamento de dados pessoais para proteger os direitos de liberdade e de privacidade do público. A Lei fala sobre o tratamento de dados pessoais, dispostos em meio físico ou digital.

“Este não é o primeiro workshop sobre esse assunto que promovemos aqui na prefeitura, porém, esperamos que este tenha tido um efeito mais prático e aplicado. Por isso, foram selecionadas algumas secretarias para participar desse evento que funcionou como uma fonte de troca, com muita interação e com apresentação de casos reais que aconteceram no setor público em áreas parecidas com as da prefeitura de Niterói. O blockchain diz respeito à simplificação de processos, a qualidade e a segurança da informação, assuntos muito importantes para nós, da gestão pública”, conta.

O workshop contou com a presença de representantes das secretarias municipais de Ciência, Tecnologia e Informação; Saúde; Planejamento; Urbanismo; Meio Ambiente; Fazenda; além da Controladoria Geral do Município.