Prefeitura de Niterói realiza segundo dia do Festival Mulher com premiação de servidoras e rodas de conversa

O segundo dia do Festival Mulher começou com uma homenagem para as mulheres que trabalham na Prefeitura de Niterói: a premiação das servidoras municipais que tiveram destaque em suas pastas. A cerimônia aconteceu no Theatro Municipal, às 10h, e lotou o espaço. Diversas autoridades estiveram presentes para prestigiar as homenageadas, como o prefeito de Niterói, Axel Grael; a primeira-dama Christa Vogel Grael; a coordenadora Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres (Codim), Fernanda Sixel; a secretária de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; representando todas as secretárias do município, o secretário de Administração, Luiz Vieira; a representante do Conselho Municipal de Políticas das Mulheres, Cecília Medeiros e a subsecretária de Cultura Comunitária, Walkíria Niterói.

O prefeito Axel Grael elogiou a iniciativa de um evento que discute a pauta feminina em sua pluralidade.

“Quero parabenizar a Codim por dar visibilidade e reconhecimento às mulheres na administração de Niterói. Nós, homens, temos por obrigação abraçar essa causa também. A defesa da mulher não é só uma causa da mulher, é de toda a sociedade”, concluiu Axel Grael.

A primeira-dama Christa Vogel Grael também fez questão de ressaltar as ações comemorativas do mês da mulher.

“Gostaria de parabenizar as servidoras aqui homenageadas e por meio delas todas as demais do município de Niterói. A cidade tem um trabalho muito reconhecido por outros estados em relação à temática feminina. Isso nos orgulha muito”, ressaltou a primeira-dama.

Para a coordenadora da Codim, órgão responsável pela elaboração do Festival Mulher, é fundamental explorar a temática feminina em diversas abordagens: “É muito difícil ser mulher em uma sociedade marcada pelo patriarcado e pelo machismo. A campanha que a Codim realiza no mês de março tem a função de levar essa reflexão para toda a sociedade. A questão da violência é nosso principal trabalho, nossa principal missão. Mas no mês de março queremos mostrar a mulher em toda a sua pluralidade. Esse ano, a gente usou o slogan ‘Cada mulher, uma história’. Muitas não conseguem valorizar seus feitos porque é dito para essa mulher que ela não merece. Aqui, queremos fazer o contrário: dizer ‘você é capaz, você pode’. Queremos valorizar histórias de mulheres reais, exatamente como estamos fazendo aqui, com essa premiação”, ponderou Fernanda Sixel.

Entre as homenageadas estava a funcionária da Companhia de Limpeza de Niterói (Clin), Mileide Anunciação de Oliveira, de 37 anos.

“Esta homenagem é muito justa e nós sabemos o quanto na Clin, as mulheres são guerreiras e precisam ser reconhecidas pelo sua força de trabalho e dedicação”, disse Luiz Fróes, presidente da Clin.

A premiação foi antecedida pela apresentação solo da bailarina Bruna Lopes da Cia de Ballet de Niterói e do Coral das Avós do Canto, que emocionou a plateia com as músicas “Sá Marina” de Antônio Adolfo e Tibério Gaspar e “Peça Felicidade” de Diogo Melim e Gabriela Melim. O encerramento da cerimônia ficou por conta de um show com Débora Ojeda.

Na parte da tarde, às 16h, a mesa redonda “Niterói que Elas Querem” conta com a participação da secretária de Ambiente e Clima do município do Rio de Janeiro, Tainá de Paula; com a diretora de Mobilidade Urbana na Secretaria de Urbanismo e Mobilidade de Niterói, Ivanice Schütz, e com a historiadora Camila Belarmino.

Ainda na sexta, às 18h, haverá a exibição do documentário “Absorvendo o Tabu”, que narra a história de mulheres que produzem absorventes biodegradáveis de baixo custo e caminham para a independência financeira na Índia rural. Durante o evento, haverá a distribuição de coletores menstruais e um bate papo com Caroline Moraes, economista, pesquisadora e autora do relatório “Pobreza Menstrual no Brasil: desigualdade e violações de direitos”, publicado pela Unicef.

O Festival Mulher começou nesta quinta-feira (16) e vai até domingo (19). O primeiro dia foi no Theatro Municipal, em grande estilo: com apresentação da cantora Vanessa da Mata. A artista subiu ao palco com o show “Quando Deixamos Nossos Beijos na Esquina”. Antes da apresentação, o talk show “A Mulher no Século XXI – Conquistas e Desafios”, debateu as dores e delícias de ser mulher nos dias atuais. A conversa foi conduzida pela coordenadora da Codim, Fernanda Sixel, e contou com a participação da apresentadora Titi Müller e da cantora Vanessa da Mata.

O evento traz na programação shows, debates, rodas de conversas, premiações, workshops, apresentações culturais e peças teatrais com temáticas femininas. O evento, gratuito, é aberto à população. A organização pede um quilo de alimento não-perecível para a campanha Niterói Solidária, organizada pela primeira-dama Christa Vogel Grael.

Além de Vanessa da Mata, personalidades como Maria Gadú, Fabianna Karla, Titi Müller, Dani Fritzen e Fabiana do Vale também participarão do evento, que está em sua segunda edição. Todas as atividades vão acontecer no Theatro Municipal de Niterói e na Sala Carlos Couto.

As comemorações continuam no sábado (18), com diversas atividades. O dia começa com a palestra “Líder Futuro”, com Glória Copello, especialista em Gestão Comportamental, às 10h. Depois, às 15h, haverá uma roda de conversa sobre o tema “Harmonização Facial e Autoimagem: Existe Certo e Errado?” com a dentista, especialista em harmonização facial Vanessa Morett. A programação segue com o workshop “Bem-estar sexual na rotina de autocuidado” com Priscila de Souza, consultora em bem-estar sexual, às 17h. Para fechar o sábado, a apresentação da peça “Frágil, Fora da Caixa”, com os atores Dani Fritzen e Mario Neto, às 18h30. O espetáculo conta a história de Ana, uma mulher de 40 anos, recém separada e de mudança para uma nova casa. Após a apresentação, haverá roda de conversa com a protagonista da peça Dani Fritzen, a atriz Fabianna Karla e a diretora de Direito da Universidade Federal Fluminense, Fernanda Pimentel.

O domingo (19), último dia do Festival Mulher, terá apresentação da peça “Mãe Arrependida”, com Karla Tenório, às 16 horas, seguido de um bate papo com a atriz. O espetáculo é autobiográfico e fala das agruras da maternidade. Para encerrar as comemorações, às 18h30, terá a entrega do Prêmio Inês Etienne, que mulheres que se destacaram em suas atividades e participaram da luta pelos direitos da mulher em diferentes áreas, seguido de show da cantora Maria Gadú, a atração da noite.

Programação do Festival Mulher:

Dia 18 – sábado

10h – Palestra: “Líder Futuro” com Glória Copello

15h – Roda de Conversa: “Harmonização Facial e Autoimagem – Existe certo e errado?” com Vanessa Morett.

17h – WorkShop: Bem-estar sexual na rotina de autocuidado com Priscila de Souza
Local: Sala Carlos Couto

18h30 – Teatro Debate: “Fora da Caixa” – Os Desafios De Se Reconstruir seguido de roda de conversa com Fabianna Karla, Dani Fritzen e Fernanda Pimentel.
Local: Theatro Municipal

Dia 19 – domingo

16h – Teatro seguido de Roda de Conversa: “Mãe Arrependida” com Karla Tenório
Local: Sala Carlos Couto

18h30 – Entrega do Prêmio Inês Etienne seguido de show da Maria Gadú
Local: Theatro Municipal

Todas as atividades são gratuitas, abertas ao público, sujeitas a lotação, com retirada de ingressos no local.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support