Niterói sedia a 2ª edição do Encontro dos Ceams da Região Metropolitana II

Nesta terça-feira (04) aconteceu o segundo encontro de profissionais dos Ceams – centros especializados de atendimento à mulher em situação de violência, da Região Metropolitana II. O evento aconteceu no Parque das Águas, no Centro de Niterói, e reuniu representantes dos municípios de Niterói, Rio Bonito, Itaboraí e Maricá. O objetivo foi a troca de vivências das políticas públicas voltadas à mulher.

“O Ceam Neuza Santos, no Centro de Niterói, existe há 20 anos, com um trabalho reconhecido no atendimento as mulheres. Receber esse encontro e estabelecer a troca entre nossa equipe técnica com os demais Ceams é sempre um momento importante para o fortalecimento da rede de proteção às mulheres em situação de violência por meio do compartilhamento das experiências exitosas e também da construção de estratégias para os desafios comuns”, destacou a coordenadora da Codim, Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres de Niterói, Fernanda Sixel.

A primeira reunião dos Ceams da Região Metropolitana II aconteceu em Maricá, no dia 07 de fevereiro. A ideia é que haja encontros periódicos em municípios diferentes. Niterói sediou a segunda edição. A próxima será em Itaboraí, no dia 04 de julho. Para a coordenadora do Ceam Neuza Santos, Ana Lúcia Fernandes, esta é uma iniciativa que fortalece a ação dos centros de atendimento:

“Nesse encontro discutimos os desafios e as melhorias na nossa rotina de atendimento às mulheres em situação de violência doméstica. Temos várias questões do nosso dia a dia para compartilhar e essa troca de informações nos ajuda a crescer e a sanar as dificuldades que surgem no nosso trabalho”, frisou Ana Lúcia.

A reunião também tratou das várias formas de violência à mulher, como a física, a psicológica, a financeira e até a alimentar. Houve relatos de atendimento a mulheres que eram deixadas sem alimentação pelos parceiros agressores.

Entre as participantes estava Alessandra Medeiros, coordenadora do Ceam de Rio Bonito, inaugurado em maio do ano passado. “Esse encontro é muito importante para todas nós que trabalhamos nos centros de atendimento às mulheres em situação de violência porque fortalece nossa rede de apoio e a troca de informações para que possamos estruturar melhor nossas ações”, resumiu Alessandra.