Nos 450 anos de Niterói, Prefeitura promove curso gratuito que resgata as memórias da cidade

Conhecer os monumentos históricos e culturais, além das personalidades que se destacaram na política, nas artes e na cultura de Niterói. Isso é o que propõe a segunda edição do curso História de Niterói, cujo tema este ano será: “Niterói: 450 anos de muitas histórias”. As aulas são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas até o dia 24 de abril.

No ano em que Niterói chega ao marco dos 450 anos, o curso fará uma viagem no tempo, resgatando memórias e criando um sentimento maior de pertencimento à cidade. A iniciativa é da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação Municipal de Educação, via subsecretaria de Políticas Educacionais e Transversais, por meio do Centro de Memória da História e da Literatura Fluminense.

O objetivo é ressaltar a importância da História enquanto ciência, buscando valorizar os pontos culturais, históricos e artísticos da paisagem natural e urbana de Niterói. Entre as diversas atividades programadas, estão visitas técnicas aos locais históricos, como a Igreja de São Lourenço dos Índios, Solar do Jambeiro, Museu Casa de Oliveira Viana, Biblioteca Parque, Palácio da Justiça e Liceu Nilo Peçanha.

Para o secretário municipal de Educação e presidente da FME, Bira Marques, Niterói chega aos 450 anos mostrando que, apesar de toda modernidade que a coloca como referência no país e no mundo, a cidade preserva sua história e sua identidade.

“A identidade de um povo é construída através da história de sua cidade. Preservar e resgatar esses aspectos históricos é fundamental para reforçar o nosso sentimento de pertencimento. É muito simbólico que, no ano em que Niterói completa 450 anos, façamos essa reverência ao passado. A Educação cumpre um papel muito importante nesse sentido”, ressaltou Bira Marques.

Segundo a presidente do Instituto Histórico Geográfico de Niterói (IHGN), professora Matilde Carone Conti, a parceria com a SME/FME tem sido fundamental para o sucesso do projeto.

“O conhecimento de aspectos sociais, econômicos e culturais é fundamental para que possamos compreender a sociedade onde vivemos. Niterói é uma cidade imperial, cuja importância histórica contribuiu de maneira relevante para o engrandecimento do nosso país”, destacou.

A Coordenadora do curso será a professora e historiadora Denise Porto, Mestre em História e Doutoranda no Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em História PPGH-Universo. Ela explica que a proposta é oferecer uma compreensão histórica e política de Niterói:

“Além do resgate da nossa memória, temos o compromisso com a difusão do conhecimento da história local, para que possamos construir um sentimento de pertencimento e de cidadania da população niteroiense”, pontuou.

O curso será oferecido no modo presencial, com duração de 60 horas, e, além de gratuito, dará direito a certificado. As aulas serão quinzenais e vão acontecer às terças-feiras, nos meses de maio a dezembro, na sede da Secretaria Municipal de Educação de Niterói. A palestra inaugural está prevista para o dia 25 de abril.

Podem participar servidores, historiadores, pesquisadores e professores, estudantes universitários e demais cidadãos interessados pela história da cidade. As inscrições podem ser feitas através do e-mail memorial@educacao.niteroi.rj.gov.br. Mais informações pelo telefone (21) 98359-0861.