Ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, viaja para Portugal em missão pela Frente Nacional de Prefeitos

O ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo, Rodrigo Neves, visitou as cidades portuguesas de Matosinhos, Guimarães, Braga, Aveiro e Porto, em agenda organizada pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP), com apoio do Fórum de Integração Brasil-Europa (Fibe). O objetivo é proporcionar o compartilhamento de experiências entre governantes locais e o intercâmbio entre Brasil e Portugal.

Inovação, governança eletrônica, mobilidade e políticas ambientais de Portugal foram os temas das visitas da comitiva da FNP que começaram na última segunda-feira (10) e terminam nesta sexta-feira (14). Rodrigo Neves acompanhou a missão que tem por objetivo conhecer o desenvolvimento das cidades portuguesas. As agendas permitem o acesso a cases, debate de projetos sobre gestão pública e o contato com lideranças políticas do país.

“Estivemos em cidades que desenvolveram sistemas inteligentes de governança e empresas de base tecnológica. Trocamos ideias e experiências para estreitar cada vez mais os laços para avançarmos nessa área. Dentre outras reuniões, visitamos o Centro de Engenharia e Desenvolvimento de Produto (CEiiA), referência em projetos inovadores e sustentáveis de mobilidade, e a Universidade das Nações Unidas, que tem o foco em governança eletrônica”, destacou Rodrigo Neves.

O ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo representou o prefeito da cidade, Axel Grael, e esteve acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; e da secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga.

“Estivemos também na nossa cidade irmã em Portugal, Braga, que agora é grande parceira de Niterói para troca de experiências e incentivo a negócios em diferentes setores, junto a Invest Braga e a Startup Braga. Desde 2013, o nosso governo e agora o de Axel, trabalha com iniciativas inovadoras para modernizar cada vez mais a gestão municipal e Niterói tornou-se a primeira em gestão, cidade inteligente e transparência no Estado do Rio. Vamos avançar cada vez mais nas políticas públicas e na parceria com o setor privado e Universidades para fazer de Niterói uma cidade empreendedora e inovadora para o desenvolvimento sustentável e qualidade de vida. O conhecimento das experiências de nossos irmãos portugueses, que avançaram bem nessa área nos últimos anos, será muito útil para Niterói e cidades brasileiras”, finalizou Rodrigo Neves.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support