Niterói é destaque em evento da ONU, em Nova York

Niterói foi destaque, nesta quarta-feira (03/04) no 8° Fórum Anual da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Ciência, Tecnologia e Inovação para os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS). Único brasileiro no painel “Pensar globalmente, agir localmente: inovação e tecnologia na infraestrutura das cidades”, o prefeito Axel Grael apresentou as estratégias do município para alinhar modernização, inclusão social e sustentabilidade. O evento aconteceu na sede da ONU, em Nova York.

O fórum, convocado anualmente pelo Conselho Econômico e Social da ONU, promove discussões sobre a cooperação em ciência, tecnologia e inovação para que os governos possam cumprir as ODSs. O prefeito Axel Grael explicou que o painel em que participou abordou justamente o trabalho que vem sendo feito em Niterói: como as cidades podem fazer uso da tecnologia para promover o desenvolvimento sustentável.

“Foi uma oportunidade muito interessante de falar sobre diversas iniciativas que a Prefeitura de Niterói vem desenvolvendo, como a Moeda Social Arariboia, o Parque Orla, a criação da Secretaria do Clima e a proteção de nosso território com unidades de conservação. Na área de Ciência Tecnologia & Inovação, mais especificamente, falei do ecossistema de inovação que estamos desenvolvendo para fomentar a economia, gerar empregos e oferecer soluções que melhorem a qualidade de vida da cidade. São projetos que os niteroienses já conhecem e sabem da importância de sua realização”, disse Axel Grael, que está em Nova York acompanhado pelas secretárias municipais de Ciência e Tecnologia, Valéria Braga, e do Escritório de Gestão de Projetos, Katherine Azevedo.

Em 2023, o Fórum que aconteceu em Nova York produziu material para o Fórum Político de Alto Nível sobre Desenvolvimento Sustentável, que será realizado em julho de 2023. Foi unanimidade entre os participantes o quão fundamental é garantir que as cidades não fiquem apenas mais “inteligentes”, mas também mais inclusivas.

“As inovações tecnológicas precisam ser usadas para melhorar a vida de todos, e não apenas de alguns. Em Niterói, a tecnologia tem sido nossa aliada na gestão do trânsito, na melhoria da qualidade ambiental, na segurança do cidadão. A inovação é fundamental para que possamos seguir progredindo, sem deixar ninguém para trás. Este é o caminho. Ou o futuro será da sustentabilidade e inclusão ou não teremos futuro”, finalizou Axel Grael, que também é vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos (FNP).