Niterói recebe a visita de prefeito da cidade portuguesa de Cascais

A Prefeitura de Niterói recebeu, nesta quinta-feira (04), a visita do prefeito da cidade portuguesa de Cascais, Carlos Carreiras. A comitiva, que também contava com a presença do secretário de Turismo de Cascais, Bernardo Corrêa de Barros, e empresários portugueses, foi recepcionada pelo prefeito em exercício de Niterói, Milton Cal, e pelo ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói, Rodrigo Neves.

Durante a visita, foi firmado um acordo de cooperação entre Niterói e Cascais para a troca de experiências nas áreas ambiental, de segurança pública e de cidades inteligentes. O ex-prefeito e atual secretário Executivo de Niterói lembrou os laços que unem a cidade à Portugal.

“A comunidade lusitana tem uma forte presença em Niterói. A cooperação da prefeitura de Niterói com cidades portuguesas que têm administrações inovadoras como Braga, Porto, Lisboa e agora Cascais, será muito positiva para o desenvolvimento econômico, para a atração de investimentos e principalmente para troca de experiências na nossa gestão pública. Carlos Carreiras é um dos melhores prefeitos de Portugal e Cascais tem uma identidade com Niterói por ser uma cidade com vocação para a indústria náutica, para a vela e para as atividades relacionadas ao desenvolvimento sustentável”, destacou Rodrigo Neves.

A delegação reservou a parte da manhã para conhecer pontos importantes da cidade como o Museu de Arte Contemporânea (MAC). O museu, projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, é símbolo de Niterói, patrimônio nacional e considerado uma das maravilhas arquitetônicas do mundo. Depois, a comitiva seguiu para o Parque Orla Piratininga. Lá, conheceram o primeiro sistema de jardins filtrantes do estado do Rio de Janeiro. Eles filtram as impurezas das águas pluviais e das três principais bacias hidrográficas que desaguam na Lagoa de Piratininga: Bacia do Rio Cafubá, Bacia do Rio Arrozal e Bacia do Rio Jacaré, devolvendo água de qualidade para a Lagoa de Piratininga.

A visita terminou no Centro Integrado de Segurança Pública, CISP, onde o prefeito de Cascais conheceu a estrutura operacional, de mobilidade e segurança de Niterói. Carlos Carreiras ressaltou a importância da troca entre as cidades e se disse surpreso com o que viu.

“Conheci Niterói há 30 anos e agora reencontro a cidade em uma situação infinitamente melhor. Pudemos observar várias semelhanças entre as políticas públicas de Niterói e Cascais. Ao contrário do ditado ‘o segredo é a alma do negócio’, acho que o sucesso está em compartilhar, que é o que estamos fazendo aqui. Quanto mais partilharmos, mais cresceremos”, resumiu o prefeito Carlos Carreiras.

Também acompanharam as visitas o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Luiz Paulino Moreira Leite; o secretário municipal de Administração, Luiz Vieira; o presidente da Niterói Transporte e Trânsito (NitTrans), Gilson Alves de Souza Júnior, e o presidente da Fundação de Arte de Niterói (FAN), Fernando Brandão, além do vereador Fabiano Gonçalves.