Beneficiária do Poupança Escola vai a Dallas apresentar projeto de Engenharia

Duas estudantes de Niterói, Rebeca Apolinário Goulart e Eloah Marvila Padrone, vão embarcar para Dallas para participar do Intel Isef (International Science and Engineering Fair), uma Feira Internacional de Ciências e Engenharia realizada todos os anos, nos EUA. Rebeca é uma das beneficiárias do Programa Poupança Escola, da Prefeitura de Niterói, e foi recebida, nesta segunda-feira (8), pelo prefeito Axel Grael em seu gabinete. As meninas são alunas da Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), na Zona Norte da cidade.

Durante a conversa com a aluna, o prefeito Axel Grael destacou que oportunidades são fundamentais para o desenvolvimento dos jovens.

“Estou muito feliz de ver a repercussão e o sucesso desse trabalho. É preciso identificar e dar oportunidade aos talentos. Se você não tem um estímulo, a oportunidade passa e você não percebe. O Poupança Escola é uma medida importante contra evasão e de estímulo para os jovens. Nosso objetivo é motivar. Sempre falo que a gente precisa trabalhar a ambição dos jovens, no sentido de almejar e conquistar caminhos pela frente porque muitas vezes, diante de dificuldades, alguns sonhos parecem uma realidade distante e difícil, mas é importante manter a ambição viva e entender que é possível”, contou Axel.

A Gerente do Programa Poupança Escola, Ana Vieira, ressalta a importância do programa na conclusão do ensino dos jovens.

“Rebeca é uma das alunas do programa que já beneficiou mais de 1250 alunos em Niterói. Tivemos um exemplo concreto da importância de políticas de incentivo educacional, como o Programa Poupança Escola, que podem e devem ser utilizadas como mecanismo de incentivo para os alunos. O Poupança Escola já existe desde 2019 com a missão de estimular os jovens a finalizarem o ensino médio. Esse incentivo financeiro, recebido depois da escola enviar a conclusão do aluno, pode ser usado para compras de equipamentos, viagens, cursos ou outra demanda que o concluinte tenha”, falou Ana Vieira, que participou da reunião ao lado da secretária de Governo, Rubia Secundino.

Rebeca e Eloah embarcam neste final de semana para os Estados Unidos. As alunas foram as vencedoras da 37ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec) que premiou o dispositivo eletrônico para auxiliar na correção da síndrome do pé caído. Rebeca conta o que motivou as alunas a seguirem com esse projeto.

“Nossa escola tem um programa que escolhe alunos para desenvolverem projetos. Nossa ideia veio de uma pessoa conhecida que tinha lesionado um dos pés e talvez precisasse fazer uma cirurgia e então pensamos em fazer algo ligado aos membros inferiores. Pensamos em fazer algo para ajudar essas pessoas a andarem melhor. Fomos convidados para assistir uma aula sobre marcha na UFRJ que em nada tinha a ver com nosso projeto, mas nos deram ideias sobre outras doenças e uma delas foi a síndrome do pé caído. Depois de pesquisarmos muito chegamos à conclusão que faríamos algo para ajudar sobre isso”, disse Rebeca.

A aluna terminou o último ano do ensino médio e vai receber, nos próximos dias, o valor de R$ 800. Segundo ela, a quantia vai ajudar nas despesas de alimentação durante a viagem.

O professor Altair Martins dos Santos, do laboratório de projetos e monitor do projeto, vai acompanhar as alunas durante a viagem.

“A função do professor é fazer os alunos descobrirem o potencial que eles têm, instigar para soltar a imaginação. Todo ano eu faço uma palestra com ex-alunos, porque é fundamental para os jovens conhecerem essas histórias de superação. Tenho ex-alunos na Alemanha, na Polônia e nos Estados Unidos. Agora com a premiação das meninas, meu e-mail está lotado de alunos querendo participar e dando sugestões de projetos porque acaba estimulando”, conta Altair.

Ingrid Ribeiro Couto é diretora da Faetec reforça que um dos papéis da escola é esse incentivo aos projetos dos alunos.

“A verba que a gente tem é para incentivar os projetos. Não é o primeiro projeto vencedor, e com todas as dificuldades de uma escola pública, a gente sempre pensa o que isso significa para esses jovens? O quanto não aprenderam para construir esse projeto? Fico muito orgulhosa, temos ótimos profissionais e alunos maravilhosos. O programa Poupança Escola é um diferencial, um estímulo para os alunos estudarem. Uma iniciativa muito legal da Prefeitura e só reforça o quanto estudar é importante”.