Prefeitura de Niterói e UFF celebram dois anos de parceria em projetos

Com mais de 70 projetos em andamento, o Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) está completando dois anos com resultados expressivos para Niterói. Os principais resultados já alcançados em áreas como Defesa Civil, Economia do Mar e Direitos Humanos, foram apresentados à sociedade no seminário “Inovação em parceria: resultados e perspectivas dos projetos aplicados em Niterói”, realizado nesta quarta-feira (10). Uma parceria inovadora entre a Prefeitura de Niterói, a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Fundação Euclides da Cunha (FEC), o PDPA tem como objetivo buscar soluções para problemas públicos e promover políticas públicas ainda mais efetivas. Durante o evento, também foi lançado o novo site http://pdpa.niteroi.rj.gov.br/.

Durante a cerimônia, o Prefeito Axel Grael ressaltou a importância de se absorver a expertise da Universidade Federal Fluminense, uma das maiores instituições públicas do país, para aprimorar ainda mais a infraestrutura e os serviços municipais.

“Uma universidade com porte e tradição da UFF tem uma enorme capacidade de apresentação de soluções para os problemas de Niterói. O PDPA foi desenhado com esse objetivo. A gente hierarquizou os nossos problemas com base no Niterói Que Queremos (NQQ) e estruturamos um edital que selecionou os melhores projetos e hoje nós estamos com muitos já concluídos ou em fase de conclusão e mostrando uma qualidade muito boa”, destacou Axel.

A parceria entre a Universidade Federal Fluminense e a Prefeitura de Niterói também foi celebrada pelo reitor da UFF, Antonio Claudio Nobrega.

“Esse é um movimento extremamente inovador mundo afora. Uma grande característica dessa iniciativa está em atender ao interesse do município, ao interesse no diagnóstico do plano NQQ e objetivos estratégicos de desenvolvimento do município. E, nessa parceria, o município aceitou o desafio e abriu um edital que gerou uma carteira de projetos com mais de trezentos projetos submetidos, todos voltados para os objetivos estratégicos. Estou muito satisfeito de poder ver resultados muito completos e transformadores da realidade”, contou o reitor.

O PDPA, lançado em 2020, tem o aporte de R$ 25 milhões para o desenvolvimento de 76 projetos com diferentes temáticas que possam ser aplicados com o foco em solucionar desafios prioritários da cidade. Os projetos estão associados às sete áreas do Plano Estratégico Niterói Que Queremos 2013-2033, planejamento de longo prazo da cidade, e as metas de desenvolvimento sustentável da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

“Essa parceria é inédita no país, pois inaugurou um modelo que integra as demandas sociais e os desafios da gestão municipal às potencialidades da Universidade e seu corpo acadêmico para a construção de soluções inovadoras. Esses dois anos foram intensos, com um trabalho de muita qualidade, tanto na parte da pesquisa como na parte do monitoramento dos projetos, o que está resultando em políticas públicas que vão aprimorar ainda mais a qualidade de vida da população. O site é resultado desse monitoramento realizado pela SEPLAG e tem como objetivo difundir os achados acadêmicos e os formatos dessa parceria”, explicou a secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti.

Os resultados preliminares do Programa de Desenvolvimento de Projetos Aplicados (PDPA) já estão disponíveis no novo site http://pdpa.niteroi.rj.gov.br/. As mesas debateram os temas “Niterói Cidade Resiliente”, que apresentou projetos que fortalecem ações da Defesa Civil, pauta prioritária na gestão pública municipal desde 2013, “Economia no Mar”, com projetos relacionados a preservação do ecossistema marinho com a inclusão social, saúde e geração de empregos no município, e “Cidade de Direitos”, que levou projetos que visam construir políticas públicas transformadoras na cidade, focado na garantia de serviços à população em risco social. Participaram do seminário diversos representantes do governo municipal, da universidade e da Fundação.

Edital – Durante o evento foi lançado um edital para que gestores municipais responsáveis por projetos e professores da UFF escrevam artigos originais e inéditos sobre a experiência e os resultados dos projetos do PDPA. O edital tem como objetivo difundir e evidenciar os resultados dos projetos, incluindo as atividades, aspectos inovadores, entregas, produtos, resultados e recomendações sobre os desafios da gestão municipal, além de demonstrar o caráter inovador da parceria realizada entre a Prefeitura de Niterói, a UFF e a FEC. O prazo para o envio dos artigos é no dia 12 de junho. Posteriormente, os materiais serão transformados em livros. As informações estão disponíveis no link http://pdpa.niteroi.rj.gov.br/editais/.