Niterói abre a 58ª edição dos Jogos Escolares nesta sexta (12)

A 58ª edição dos Jogos Escolares de Niterói (JEN) será aberta nesta sexta-feira (12). Com apoio da Prefeitura de Niterói, por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel) e de Educação (SME), a solenidade de abertura acontecerá no ginásio do Colégio Salesianos Santa Rosa, às 15h30, com entrada gratuita.

O secretário de Esporte e Lazer de Niterói, Luiz Carlos Gallo, ressalta que serão quase seis meses de eventos em quase 80 escolas diferentes, envolvendo cerca de 5 mil estudantes, o que, segundo ele, é um número recorde.

“A abertura dos JEN será nesta sexta, mas as competições só começam em junho e vão até novembro. São quase seis meses de jogos escolares com 79 escolas, um número recorde, e cerca de 5 mil alunos participando das disputas em diversos locais diferentes em cinco categorias de idade e 16 modalidades esportivas diferentes. A educação e o esporte têm um papel fundamental na formação das nossas crianças, gerando inclusão social.”, informa o secretário.

Para o secretário de Educação e presidente da Fundação Municipal de Educação, Bira Marques, a integração entre a educação e o esporte é uma poderosa ferramenta de transformação social.

“O JEN, além de atrair tantos jovens, descobre novos talentos e incentiva os alunos a trilharem o caminho esportivo, abrindo novas perspectivas. Trabalhamos com o objetivo de potencializar ainda mais os jogos neste ano e atingimos um aumento de 54% nas inscrições, com destaque para a participação das escolas municipais”, destaca Bira.

Além das modalidades já consagradas em jogos escolares, como futebol society, futsal, vôlei, basquete e handebol, neste ano serão incluídos esportes de praia nos JEN, como beach soccer, handebol de praia, vôlei de praia, altinha, bodyboard e surfe, além do rugby e futemesa. Todos os esportes contarão com disputas masculinas e femininas.

As modalidades que completam a disputa são badminton, basquete 3 x 3, ginástica rítmica (exclusivamente feminina), luta olímpica, natação, skate, judô, tênis de mesa, xadrez e queimado (exclusivamente feminina também).

Durante este período também acontecerá o “Jenzinho”, uma competição para alunos que tenham entre oito e onze anos e que contará com quatro modalidades: basquete, futsal, vôlei e handebol.

Sobre os JEN – Os Jogos Escolares de Niterói (JEN) são os mais antigos do país e proporcionalmente os maiores do Brasil.