Niteroienses se reúnem para discutir ciência, tecnologia e inovação

A Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação (SMCTI) de Niterói organizou, nesta quinta-feira (1), a sessão plenária do Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia, pela primeira vez divulgada de forma mais aberta ao público. O objetivo da ampliação da reunião foi tornar o ambiente de inovação da cidade mais próximo de todos os interessados no tema, que contribuem com essa área na cidade.

Dentre os temas discutidos durante a sessão, o destaque foi para os eventos do “Ecossistema de Inovação” da cidade. A secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, explica que o objetivo desses eventos é a conexão de pessoas e empresas, para facilitar a troca de conhecimento e proporcionar espaços para possíveis negócios.

“Nossa ideia é que todos os eventos envolvam palestras e rodadas de conversa com startups. O intuito é conectar as startups da cidade a grandes empresas e investidores, assim como proporcionar um espaço para que essas grandes empresas possam comentar sobre suas necessidades. O objetivo do fortalecimento do ecossistema de inovação de Niterói é, principalmente, promover essa integração entre todos os segmentos da cidade, seja público, privado, academia ou organizações civis”, destacou a secretária.

Ainda durante a sessão, a SMCTI apresentou a proposta de dois decretos municipais em que está trabalhando: um de contratação pública de startups e outro de implementação de um “Sandbox Regulatório”. Essa última iniciativa pretende permitir que as startups testem projetos inovadores, englobando produtos ou serviços experimentais, dentro de um mercado real.

A reunião também abordou a Conferência Municipal de Ciência e Tecnologia, que será realizada nos dias 10 e 11 de novembro, cujo foco será a elaboração do plano de ação do Ecossistema de Inovação para 2024, além da eleição de novos membros do Conselho de Ciência e Tecnologia da cidade.

“Nossa intenção nessa eleição é ampliar a representatividade da Inovação na cidade. Por isso, estamos propondo um novo quadro de gestão, com cadeiras para startups, além de mais organizações de sociedade civil”, acrescentou Valéria Braga.

Sobre o Conselho – O Conselho Municipal de Ciência e Tecnologia de Niterói é um espaço de debate sobre as políticas públicas de ciência, tecnologia e inovação da cidade, que possui representatividade da academia, do setor privado, de organizações civis e do setor público. As reuniões do conselho acontecem mensalmente, com a finalidade de trocar informações e contribuir para as políticas públicas da cidade. A próxima reunião está marcada para o dia 6 de julho e também será aberta ao público.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support