Prefeito de Niterói visita obras e unidades de saúde no quarto dia de Prefeitura Móvel no Largo da Batalha

O prefeito de Niterói, Axel Grael, começou o quarto dia de Prefeitura Móvel no Largo da Batalha com uma visita a obras de contenção de encostas no bairro do Maceió, na região de Pendotiba. Ele estava acompanhado da secretária municipal de Conservação e Serviços Públicos, Dayse Monassa; do secretário municipal de Obras, Vicente Temperini, entre outras autoridades. Durante o percurso, o prefeito conversou com moradores e vistoriou o andamento das intervenções, que fazem parte do Plano Niterói 450 Anos. O plano tem o objetivo de ampliar e qualificar os serviços prestados à população nos 450 anos de fundação da cidade, comemorados em novembro. O investimento será de R$ 2 bilhões até o fim de 2024.

Só no Maceió são 10 pontos de obras. Os locais beneficiados incluem a Estrada da Cachoeira; a Estrada Nossa Senhora de Lourdes; a Rua Ludovico José da Rocha; e o Campo do Barreira. O investimento chega a R$ 91,5 milhões e está inserido no eixo Clima e Resiliência do Plano Niterói 450 Anos.

O prefeito Axel Grael destacou que, desde 2013, a Prefeitura tem investido fortemente em obras de contenção de encostas em toda a cidade, em um dos mais expressivos programas de resiliência do país.

“Esse é o maior conjunto de intervenções de contenção de encostas que já tivemos. Um investimento grandioso da Prefeitura de Niterói. Essas ações são responsáveis por salvar vidas, dar dignidade aos moradores, além de garantir qualidade de vida por meio da defesa do clima”, explicou Axel Grael.

Ainda no bairro do Maceió, o prefeito visitou a unidade João Sampaio do Programa Médico de Família, que conta com quatro equipes de saúde da família e uma equipe de saúde bucal. O equipamento oferece cuidados a mais de duas mil famílias cadastradas e a mais de 9.600 cadastros individuais.

Entre as pessoas que estavam sendo atendidas, estava a dona de casa Selma Pacheco. Ela está grávida de nove meses e fez todo o pré-natal na unidade. “O atendimento é ótimo. Realizei todas as consultas e exames aqui. Agora, estou ansiosa pela chegada do meu filho. Futuramente, quero ter outro e vou me consultar aqui de novo”, afirmou a dona de casa.

O prefeito Axel Grael destacou a importância do Médico de Família para os moradores. “Percorri toda a unidade, verifiquei os consultórios e o estoque de suprimentos. Constatamos que está em plenas condições de atender à população da região. Estamos estruturando nossa área de saúde para fazer atendimentos cada vez melhores”, frisou o prefeito.

A secretária municipal de Saúde, Anamaria Schneider, reforçou o trabalho realizado na unidade João Sampaio do Médico de Família. “O trabalho aqui é desenvolvido por concursados admitidos em 2022. Além de todo o atendimento médico e de saúde bucal, esses profissionais realizam visitas domiciliares, aplicação de vacinas e distribuem medicamentos a pacientes cadastrados”, completou a secretária.

O prefeito também visitou as obras para a construção da unidade do Programa Médico de Família Doutor Barros Terra, no Badu. A previsão de é que a clínica comunitária seja entregue para a população em julho.

“As obras estão bem adiantadas. O projeto está sendo muito bem executado. Em breve os moradores de Niterói vão poder contar com o atendimento de mais uma unidade de saúde”, finalizou Axel Grael.