Prefeitura de Niterói lança Portal do Servidor

A Prefeitura de Niterói lançou mais uma ferramenta que promete agilizar os trâmites burocráticos da gestão. Nesta quarta-feira (07), foi apresentado o Portal do Servidor, voltado para os funcionários da administração municipal. O projeto envolve as Secretarias de Administração (SMA) e de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão (Seplag) e a Coordenadoria Geral de Comunicação. O objetivo é ter um ambiente de informação segura, rápida e direta com o servidor, com informações essenciais para o dia a dia deles, além dos informes sobre os trâmites administrativos da Prefeitura e da vida funcional do colaborador. O Portal do Servidor pode ser acessado pelo link https://portaldoservidor.niteroi.rj.gov.br/.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, participou do lançamento do portal e de ressaltou os avanços e reconhecimento que Niterói vem recebendo com as certificações.

“Essa ferramenta de comunicação é muito importante para nós. Somos muitos, um time que precisa se comunicar. A gente precisa compartilhar informações que são úteis para o servidor e para o trabalho do dia a dia, informações que ajudam a gente a prestar melhores serviços ao cidadão e também estarão reunidas várias instruções que regem o nosso dia a dia. A gente vem avançando e tem conquistado o reconhecimento através de prêmios e de certificações, o que demonstra que a gente vem avançando bastante”.

O secretário de Administração, Luiz Vieira, destacou que o portal é um compilado de dados de interesse do servidor com informações sobre a gestão de forma a simplificar os processos.

“Criamos um portal para que o servidor possa ter acesso às informações de seu interesse pessoal como direitos, deveres, código de ética, integridade, requisitos para férias e licenças, ou seja, informações da vida funcional de acordo com o Estatuto do Servidor e da Lei Orgânica do município. Por outro lado, eles também terão acesso às informações da gestão. Informação é a base de tudo e é uma forma de melhorar nossos processos que ficarão mais céleres”, explicou Luiz Vieira.

A secretária de Planejamento, Orçamento e Modernização da Gestão, Ellen Benedetti, reforçou que o Portal do Servidor será um importante canal de comunicação clara, confiável e acessível para o servidor. O objetivo do novo ambiente é centralizar informações pertinentes sobre a vida funcional e o dia a dia do servidor, e facilitar o acesso a outros sites, como o de processo administrativo, cursos, entre outros.

“A Prefeitura de Niterói avançou muito na modernização da gestão, com novos sistemas para a tramitação dos processos administrativos e para oferecer serviços de melhor qualidade ao cidadão. Agora, estruturamos um portal para falar diretamente com o servidor municipal, para que todos fiquem por dentro dos informativos importantes para o seu dia a dia, além de facilitar a consulta a processos internos, cursos e treinamentos. Será um canal muito importante e que será constantemente atualizado com novos informativos”, afirmou.

O portal é um canal direto de comunicação entre servidores e os órgãos e tem como objetivo aprimorar a estratégia de comunicação com o servidor, antes feita somente por e-mail ou por comunicados internos, já que o site agrupa diversas funcionalidades. O portal será atualizado constantemente com informações fundamentais sobre os diversos órgãos municipais.

O projeto do portal também conta com a participação da Coordenadoria Geral de Comunicação. Simone Botelho, chefe de gabinete, ressaltou a importância desse espaço para o servidor.

“A partir de hoje, o servidor da Prefeitura de Niterói tem um portal para chamar de seu. Não sei se todos já entenderam a importância desse fato, mas é um marco na relação entre o corpo gerencial e cada funcionário. Essa é uma ferramenta de comunicação dinâmica e seu sucesso depende do uso e da colaboração de todos”.

O Portal do Servidor contém informações como contracheque, informe de rendimentos, férias, licenças, aposentadoria, cursos de capacitação e está conectado a outros sites, como o Processo.Nit que contém informações sobre os processos administrativos impressos e eletrônicos.