Arlete Salles traz comédia para Niterói em curta temporada na Sala Nelson

Os amantes do teatro e do Cinema terão um fim de semana cheio de atrações nos equipamentos culturais administrados pela Fundação de Artes de Niterói (FAN). Na próxima quinta-feira (06), a peça “Brasil, Coração do Mundo” terá apresentação única no Theatro Municipal de Niterói. No dia seguinte, o diretor Martín Pizarro participa do Cine Debate na Biblioteca Parque de Niterói e a atriz Arlete Salles estreia a comédia “Ninguém Dirá Que é Tarde Demais”, em curta temporada na Sala Nelson. Confira as atrações.

“Brasil, coração do mundo” chega ao Theatro Municipal de Niterói

Na próxima quinta-feira (6), a Cia Renovarte leva para o palco do Theatro Municipal “Brasil, coração do mundo”, uma apresentação inovadora sobre a história do Brasil. A trama explora a História Nacional, desde a chegada dos portugueses ao Brasil até a proclamação da República, narrando os fatos sob um ponto de vista espiritual.

Entre os eventos explorados, estão a estreita relação de amizade entre Deodoro e D. Pedro II, a participação feminina na Inconfidência e no Quilombo dos Palmares, os bastidores da Lei Áurea, as privações da família Imperial no exílio, entre outros. Junta-se ao espetáculo, a influência dos espíritos nesse período importante da história, episódios comentados oralmente que dão uma ênfase inédita na forma de contar a trajetória do Brasil.

O espetáculo é inspirado livremente no livro “Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho” psicografada pelo médium Chico Xavier e assinada pelo espírito Humberto de Campos, que, em vida, foi jornalista, cronista e um dos imortais da Academia Brasileira de Letras.

A peça foi pensada como um musical e são, ao todo, 8 canções que demonstram a grandeza, o amor, os sonhos do ser humano e a fé na imortalidade da alma. Além disso, o espetáculo usa da tecnologia para reproduzir, através de vídeos e imagens, os mais variados ambientes do Brasil através dos séculos e também utiliza hologramas na movimentação humana no palco.

Brasil, Coração do Mundo
Data: Quinta-feira, 06 de julho de 2023
Local: Theatro Municipal de Niterói
Ingressos: R$60 (inteira) l R$ 30 (meia-entrada) pelo site Sympla ou na bilheteria do Theatro
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ, 24020-125

Biblioteca Parque recebe o diretor Martín Pizarro para exibição de filmes

Nesta sexta-feira (7), a edição de junho do Cine Debate exibe o filme “Crise” e os curta-metragens “Espírito” e “Natureza Viva”. O evento acontece na Biblioteca Parque de Niterói e ainda terá como convidado para um bate-papo, o diretor chileno Martín Pizarro, responsável pela direção dos filmes exibidos.

O longa “Crise” conta a história de um escritor de biografias, um pianista com desejo de sucesso e um funcionário de escritório fã de um antigo maestro de orquestra. São três personagens que se unem pela frustração e devem lutar para sair de suas crises, enfrentando inseguranças, repressões e lembranças ruins, em um mundo de fantasias e mistérios. O evento começa às 15h e a entrada é gratuita.

Mais sobre Martín Pizarro: Martín Pizarro é natural do Chile e cineasta. Já dirigiu obras como “Crise”, “Ilha dos Pinguins” e “Projeto Fantasma”. Martín é fundador e diretor no estúdio de cinema “Praxinoscopio Films”.

Cine Debate
Data: Sexta-feira, 07 de julho
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Entrada: Gratuita
Classificação: 12 anos
Endereço: Praça da República, s\n, Centro – Niterói – RJ

Arlete Salles chega a Niterói para curta temporada na Sala Nelson

A leve e divertida comédia “Ninguém Dirá Que é Tarde Demais”, protagonizada por Arlete Salles e que tem como pano de fundo a Pandemia de Covid-19, chega para curta temporada na Sala Nelson Pereira dos Santos, dias 7, 8, 9, 14, 15 e 16 de julho — de sexta a domingo.

A celebrada atriz Arlete Salles retorna aos palcos para comemorar seus 65 anos de carreira. O texto original é de autoria de Pedro Medina, neto de Arlete, com quem a atriz contracena no espetáculo. Além de Pedro, Alexandre Barbalho, filho da atriz, e o amigo Edwin Luisi também estão no elenco. A direção tem a assinatura de Amir Haddad, outro grande parceiro e amigo de Arlete desde a peça ‘Felisberto e o Café’, com quem trabalhou 35 anos atrás.

“Estou navegando em sentimentos diversos e emoções fortes. Sinto muita felicidade e admiração em ver o meu neto se aproximando dessa profissão, crescendo de forma potente. Estamos aqui ousadamente, indo juntos para o palco. Não apresentaria meu neto como dramaturgo, se não tivesse confiança no talento dele”, conta Arlete.

“Gosto de fazer um teatro esclarecedor. O teatro tem a função de iluminar as pessoas. E digo para todos: ninguém dirá que é tarde demais para coisa alguma. Sempre é o momento de colocar em prática o desejo”, elucida, aos 84 anos, um dos diretores mais premiados e mais presentes na cena brasileira, Amir Haddad. O título da comédia ‘Ninguém Dirá Que é Tarde Demais’, foi inspirado na canção o Último Romance, da banda Los Hermanos.

O texto de Pedro Medina conta a história dos vizinhos Luiza (Arlete Salles) e de Felipe (Edwin Luisi). Em razão da pandemia de Covid-19, Luiza recebe o neto Márcio (Pedro Medina), em sua casa. Paralelo a isso, Felipe, em função de problemas financeiros, vai morar com o filho Mauro (Alexandre Barbalho).

O ator e músico Lucio Mauro Filho, que é enteado de Arlete, irmão de Alexandre e tio de Pedro, assina a direção musical junto com Máximo Cutrim. Completam a ficha criativa José Dias no cenário, Aurélio de Simoni na luz e Carol Lobato nos figurinos.

“Ninguém Dirá Que é Tarde Demais”
Datas: 7, 8, 9, 14, 15 e 16, de sexta a domingo.
Horários: sexta e sábado, às 20h30, e domingo, às 19:30h.
Local: Sala Nelson Pereira dos Santos
Endereço: Av. Visconde do Rio Branco, 880. São Domingos, Niterói
Duração: 100 min.
Classificação etária: 14 anos