Carnaval 2024: Prefeito de Niterói marca presença no lançamento do enredo da Cubango

O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve na tarde deste domingo (09) na feijoada promovida pela Acadêmicos do Cubango, uma das escolas de samba mais tradicional da cidade, para o lançamento do enredo da escola para o Carnaval de 2024.

O prefeito falou sobre os investimentos do Município no Carnaval.

“O Carnaval é uma expressão importante na cultura de Niterói. Temos muito orgulho da trajetória dessa escola e temos certeza de que a Cubango fará de tudo para voltar para a Sapucaí e fazer com que tenhamos mais uma representação na passarela do samba. Nós estamos investindo muito no carnaval da cidade, transferimos o desfile de Niterói para o Caminho Niemeyer, o que se tornou uma experiência de sucesso. Com ajuda das escolas, estamos trabalhando para que essa festa seja cada vez mais bonita e que tenha cada vez mais niteroienses participando. Nosso investimento foca em toda a cadeia produtiva que existe em torno da atividade do carnaval. A Prefeitura, no que puder, será parceira da Cubango, assim como de todas as escolas de nossa cidade”, declarou Axel Grael.

O presidente da Acadêmicos do Cubango, Pablo Coutinho, ressaltou que o evento marcou o início dos preparativos da escola para o Carnaval de 2024.

“Hoje marcamos o início do Carnaval do Cubango para 2024. É daqui que nós vamos alavancar rumo à vitória da nossa escola, que precisa sair de onde está para voltar para Sapucaí, que é o lugar onde ela sempre tem que estar. E, mais para frente, rumo ao grupo especial. Por isso, é muito importante essa reunião que tivemos aqui hoje com a comunidade, com a administração da escola e com a presença da Prefeitura de Niterói”, disse o presidente.

Também estiveram presentes na feijoada, entre outras autoridades, os secretários municipais de Governo, Rubia Secundino; e de Participação Social, Octavio Ribeiro; e o vereador Anderson Pipico.

Fundada em 1959 como “Academia do Cubango”, a Acadêmicos do Cubango estreou nos desfiles de Niterói em 1960. Seu primeiro presidente foi o sambista Ney Ferreira. No carnaval de 1964 fez sua estreia entre as escolas do primeiro grupo e passou a ser chamada pelo nome atual. Foi também neste ano que conquistou o vice-campeonato com o enredo “Maurício de Nassau”.

Nos anos 1980, junto com a Unidos do Viradouro, a escola deixou o carnaval de Niterói e passou a desfilar no carnaval do Rio de Janeiro. Visando o carnaval de 2024, a Cubango anunciou a contratação do intérprete Alexandre Simpatia e o retorno dos carnavalescos Gabriel Haddad e Leonardo Bora para coordenar a comissão de carnaval.