Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca retoma as atividades

A Plataforma Urbana Digital (PUD) da Engenhoca foi reaberta nesta segunda-feira (17). A Prefeitura de Niterói oferece no local 300 vagas para cursos nas áreas de informática e tecnologia, voltados a crianças e jovens, a partir de 7 anos, e também para idosos. As inscrições podem ser feitas pelo site https://plataformadigital.niteroi.br ou de forma presencial, na PUD Engenhoca.

Durante o início das atividades da PUD da Engenhoca, o vice-prefeito Paulo Bagueira ressaltou as oportunidades que o equipamento vai proporcionar aos jovens da região.

“Um projeto como este dá aos jovens expectativa de futuro, porque não é só um projeto de ocupação, para se ocupar, ocupar a criança ou a pessoa, jovem ou adolescente ou idoso. É um projeto de expectativa de futuro, de resultado, de geração de emprego. E é focado naqueles que mais precisam, que lidam com a dificuldade do dia a dia, para que este jovem tenha a mesma oportunidade daquele que nasceu na Zona Sul, que tem família de classe média e classe alta. É um instrumento que dá maior expectativa para a vida do mais pobre. Esse é um governo que faz para todos, mas especialmente para aqueles que mais precisam”, destacou Paulo Bagueira.

 O ex-prefeito de Niterói e atual secretário Executivo da Prefeitura, Rodrigo Neves, comemorou a reabertura do local e anunciou mais investimentos em educação na região.

 “Essa plataforma significa muito para a juventude e para as crianças aqui da Engenhoca e da Zona Norte. Se não tivessem fechado os Cieps, há anos atrás, não teríamos perdido tantos jovens para a criminalidade no estado do Rio de Janeiro. A educação é o caminho e essa plataforma precisava ser reaberta. Ela vai fazer novamente o menino da Engenhoca e do Barreto voltar a sonhar, no horário complementar à escola, com uma profissão do século XXI. Estamos planejando junto com o prefeito Axel Grael e vamos desapropriar essa área ao lado da Plataforma Digital para construir uma nova Unidade Municipal de Educação Infantil (Umei)”, adiantou Rodrigo Neves.

Para a secretária Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação de Niterói, Valéria Braga, a PUD contribui para o desenvolvimento do setor em Niterói, com foco no mercado de trabalho.

“Niterói está cada vez mais digitalizada e, por isso, é considerada a oitava cidade mais inteligente do Brasil. Mas a gente sabe que ainda não é para todos, e é isso que a gente busca todos os dias: incluir a população, os munícipes, os serviços que a Prefeitura faz, na vida digital que hoje em dia todo mundo tem que participar. Além de contribuir para esse papel, a plataforma também é um centro de formação profissional, de ciência, tecnologia e inovação. Todo mundo sabe que é uma área que demanda muitos profissionais e a plataforma está aqui para contribuir com isso”, afirmou Valéria Braga.

As inscrições estão abertas para os cursos “Crie sua animação com Scratch”; “Visita e ambientação na Plataforma Maker”; “Informática Básica I, II e III”; “Crie seu Gibi – Sustentabilidade”; “Robótica Sustentável”; “Crie seu QRcode”; “Pensando Lógica com Osmo e outros jogos”; e “Montagem e Manutenção de Computadores”.

As aulas na PUD Engenhoca foram suspensas em abril do ano passado para que o programa pudesse passar por uma reformulação. De acordo com Jean Charles Catalan, administrador da Plataforma Digital da Engenhoca, nesta reabertura também serão ampliadas as áreas dos cursos ofertados.

“A plataforma é uma evolução mais moderna, mais inclusiva para a comunidade. Aqui nessa reabertura, já começamos com inovações. Em julho, teremos a colônia de férias Info Game, oficina de programação e robótica. Em agosto, começam os cursos de fotografia e informática básica para melhor idade, além do workshop de ChartGPT. Depois disso, temos a proposta de fazer um trabalho de sustentabilidade urbana, com a implantação de uma parede de plantas na lateral da plataforma, e cursos com a população interessada em agricultura urbana. Faremos aqui a utilização de tecnologia, energia solar e recuperação de águas”, explicou Jean Charles.

Inaugurada em abril de 2018, a Plataforma Digital contribui para a formação profissional e inclusão econômica. A Plataforma é um equipamento público com a finalidade de oferecer oportunidades, principalmente, focadas no universo tecnológico, digital, criativo e de inovação para toda população.

De acordo com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, um dos objetivos do projeto é que os moradores da Engenhoca reconheçam esse equipamento público como um espaço de aprendizado, de troca, e que promove o acesso ao conhecimento, à ciência, à tecnologia e à inovação para todos. A proposta da Plataforma Urbana Digital é capacitá-los e prepará-los para o mercado de trabalho contemporâneo e para a transformação digital que se desenrola não só na cidade, mas em todo o país.

Além da PUD da Engenhoca, a Prefeitura está ampliando o projeto com mais uma unidade no Viradouro, ainda sem data para ser inaugurada.

Plataforma Urbana Digital – É um ambiente de divulgação científica, popularização da ciência e universalização do acesso às novas tecnologias e inovação. A PUD oferece cursos livres e profissionalizantes na área tecnológica, promove atividades com jogos, simuladores virtuais, galerias com informações diversas e outras possibilidades que se abrem a partir da cultura digital. A principal metodologia utilizada nas atividades é a gamificação (Desafio Conectado), que propõe um aprendizado mais significativo e envolvente. Os cursos oferecidos são focados na qualificação para o mercado de trabalho e para a formação global, ampliando a dimensão educacional, lúdica, criativa e tecnológica da população.

Serviço: cursos oferecidos PUD (Engenhoca):

“Crie sua animação com Scratch” – 30 vagas  
Horário: 10 às 12 horas

“Visita e ambientação na Plataforma Maker”- 10 vagas  
Horário: 10 às 12 horas e 17h às 19h  

“Informática Básica I, II e III” – 30 vagas  
Horário: 10 às 12 horas

“Crie seu Gibi – Tema Sustentabilidade” – 30 vagas  
Horário: 14h às 16h

“Robótica Sustentável” – 30 vagas  
Horário: 10h às 12h e 14h às 16h

“Crie seu QRcode” – 30 vagas
Horário: 10h às 12h  

“Pensando Lógica com Osmo e outros jogos” – 30 vagas  
Horário: 14h às 16h

“Montagem e manutenção de Computadores” – 30 vagas  
Horário: 17h às 19h

Oficinas de programação – crianças a partir de 7 anos
Demais atividades – a partir de 14 anos

Inscrições abertas em https://plataformadigital.niteroi.br ou presencial na PUD Engenhoca (Praça Vereador José Vicente Sobrinho, 618 – Engenhoca)

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support