Fitch eleva nota de Niterói

A Fitch Ratings, uma das principais agências de classificação de risco de crédito do mundo, elevou a nota de Niterói em seu último relatório, divulgado nesta terça-feira (1°). A combinação de um perfil de risco “fraco”, indicadores de ótima sustentabilidade da dívida e a comparação entre outros entes fez com que a nota do município passasse de BB- para BB. A cidade é a mais bem avaliada do Estado e foi o único Município do Rio a ter sua avaliação elevada.

“A elevação da nota de classificação de risco de Niterói pela Fitch é o resultado de um trabalho de ajuste de contas, transparência e gestão fiscal que vem desde 2013. Niterói tem hoje a melhor posição do Estado do Rio e a mesma classificação da cidade de São Paulo. Esse resultado mostra que estamos no caminho certo. A nota da Fitch mostra uma cidade confiável, capaz de atrair mais investimentos e honrar compromissos. Niterói tem apostado fortemente em uma gestão transparente e eficiente, que se traduz em uma série de investimentos e melhorias para a população. A Fitch confirma o que as outras grandes agências internacionais já tinham identificado e coloca Niterói num seleto grupo de cidades que são referência em responsabilidade fiscal e gestão de contas públicas”, disse o prefeito Axel Grael

As notas de classificação de risco de crédito refletem a capacidade do município em honrar os compromissos assumidos e serve de referência quanto ao nível de risco para os investimentos em Niterói. De acordo com a avaliação da Fitch, quanto mais elevado o resultado, melhor é a percepção do mercado quanto à saúde financeira do município e sua capacidade de pagamento da dívida.

“Niterói, desde 2013, implantou com um modelo de gestão, com responsabilidade, transparência e compromisso com a inclusão social. A criação do primeiro fundo soberano de estabilização fiscal de longo prazo com recursos do royalties do petróleo também assegurou à Niterói uma condição de planejamento orçamentário, financeiro e fiscal diferenciado. A continuidade das políticas públicas responsáveis se refletem agora nessa evolução do rating da agência Fitch”, afirma Rodrigo Neves, ex-prefeito e secretário executivo da Prefeitura de Niterói.