Prefeito de Niterói confere a segunda chamada do Itacoatiara Big Wave 2023

Na manhã deste sábado (5), grandes ondas e bons ventos reuniram diversos surfistas do Brasil e América do Sul na Praia de Itacoatiara para participar da segunda chamada do Itacoatiara Big Wave (IBW) 2023. O prefeito de Niterói, Axel Grael, esteve no local para conferir as manobras dos participantes. O IBW 2023 vai até o dia 31 de agosto. A competição é uma realização da Prefeitura de Niterói por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, com apoio da NOB, Jappa da Quitanda, Brodão Brasil e da Secretaria Municipal do Clima.

O prefeito lembra que a cidade é berço de diversos atletas com fama internacional e ressalta que tem trabalhado na relação com outras cidades do mundo para expandir o alcance da cidade em eventos como esse.

“Niterói tem essa vocação, nós temos essa beleza que é a Praia de Itacoatiara, que atrai surfistas do mundo inteiro. Temos alguns dos melhores atletas do mundo aqui e a gente precisa fazer com que estejamos nesse circuito internacional. Temos que aproveitar essa possibilidade. Estamos dialogando com outras cidades, com Nazaré, e uma das possibilidades é ajudar a construir um circuito internacional de ondas grandes. O objetivo é construir essa relação, fazer um fluxo maior de atletas, e transformar esses eventos numa atração turística para a Niterói”, ressalta Axel Grael.

O secretário de Esportes e Lazer de Niterói, Rubens Goulart, explica que Niterói é um dos poucos lugares no Brasil que têm condições de abrigar um evento para esse tipo de competição.

“Esse evento, que já está em sua quarta edição, mostra a capacidade que Niterói tem para surf nessa condição de mar, o que poucos lugares no Brasil têm, principalmente o que vivemos na primeira chamada deste evento. Isso dá uma visibilidade boa para a cidade. Uma praia linda dessa com uma condição de mar, de onda gigante dessa, só em Niterói mesmo”, ressalta o secretário.

De acordo com o subsecretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Igor Baldez, este tipo de evento aquece o turismo local.

“Com o surf hoje em Niterói sendo referência de onda grande, a gente traz muito mais turista para a cidade, o que impulsiona o consumo para os fóruns gastronômicos, para as cervejarias etc.”, comenta o subsecretário.

O evento contou com a presença do campeão mundial de bodysurf Kalani Lattanzi.

O IBW 2023 vai premiar surfistas, cinegrafistas e pilotos num total de R$ 85 mil reais. Neste ano, a Praia de Itacoatiara recebe pela primeira vez uma competição integralmente dedicada ao tow in.

Nos últimos anos o IBW se consolidou como a principal competição de surfe de ondas grandes do Brasil e, em 2023, com a modalidade tow in, o projeto dá o primeiro passo em direção à internacionalização no âmbito da recente parceria celebrada entre Niterói e Nazaré, cidade de Portugal referência em surf de ondas gigantes no mundo.