Programação cultural do fim de semana em Niterói terá samba e homenagens

A programação cultural de Niterói para o próximo fim de semana tem samba e homenagens. Na sexta-feira (18), entra em cartaz o espetáculo em homenagem a Noel Rosa, no Theatro Municipal. O evento “Cada Cientista, Uma História” conta a vida de Nise da Silveira para crianças no sábado (19), na Biblioteca Parque . No domingo (19), o “Samba de Casa Faz Milagre” se apresenta no Fonseca. Confira a programação.

“Noel Rosa: Coisa Nossa” comemora os 110 anos do Poeta da Vila no Theatro Municipal de Niterói

Inspirado na vida de um dos principais nomes do samba, o espetáculo “Noel Rosa: Coisa Nossa” chega no Theatro Municipal de Niterói para curta temporada. De 18 a 27 de agosto, a peça apresenta para o público da cidade uma história repleta de música, boemia e curiosidades em comemoração aos 110 anos do “Poeta da Vila”.

O espetáculo vai revelar ao público as cenas mais divertidas e emocionantes da vida de Noel Rosa, bem como alguns casos curiosos que deram origem à obra do artista. Além disso, a apresentação também resgata sambas e choros do músico e de seus principais parceiros, por meio de um repertório cuidadosamente selecionado.

Sob a direção de Cacá Mourthé e com texto de Geraldo Carneiro, Alfredo Del-Penho, que também assina a direção musical do espetáculo, e Fábio Henriques dão vida ao compositor, acompanhados por um grupo musical de choro-samba, ao vivo. Amplo e diverso, Noel será representado pelos dois atores.

“O maior desafio do espetáculo é trazer para o texto o senso lúdico e o humor anárquico do Noel. Espero que isso esteja presente no espetáculo. Sua arte está viva e atual por causa dessa mistura dele de lirismo e humor sem precedentes na música brasileira”, afirma Geraldo.

Produzido por Eduardo Barata, que atua no mercado há mais de 30 anos, e pelo ator, autor, diretor e produtor Marcelo Serrado, o musical trará fatos curiosos da vida do compositor que ficou conhecido como o “Poeta da Vila”.

Noel Rosa: Coisa Nossa
Data: 18, 19, 20, 25, 26 e 27 de agosto de 2023
Horários: Sexta-feira – 20h | Sábado – 17h e 20h | Domingo – 17h
Local: Theatro Municipal de Niterói
Ingressos: R$90 (inteira) | R$45 (meia)  no site Sympla e na bilheteria do Theatro
Endereço: Rua Quinze de Novembro, 35 – Centro, Niterói – RJ

Biblioteca Parque de Niterói recebe contação de história sobre a vida de Nise da Silveira

Ciência e teatro tomam conta da Biblioteca Parque de Niterói! Neste sábado, dia 19, a Companhia de Teatro Ciência Encenada apresenta a contação “Cada Cientista, Uma História” na Biblioteca. Dessa vez, a apresentação abordará a vida e curiosidades da psiquiatra pioneira no tratamento humanizado, Nise da Silveira. A programação é gratuita e acontece às 10h30.

Nise da Silveira foi uma médica psiquiatra brasileira e é considerada a pioneira na utilização de tratamentos humanizados em pacientes com transtornos mentais. É reconhecida mundialmente por sua contribuição à psiquiatria e ao tratamento mental no Brasil.

A contação propõe uma reflexão às crianças sobre saúde mental em uma apresentação com muita conversa, aprendizados e diversão. O “Cada Cientista, Uma História” é um projeto que apresenta às crianças de 6 a 12 anos histórias de mulheres cientistas notáveis. A iniciativa tem o objetivo de apresentar aos pequenos a trajetória e importância dessas mulheres notáveis para a ciência brasileira.

Cada Cientista, Uma História
Data: Sábado, 19 de agosto de 2023
Horário: 10 horas e 30 minutos
Local: Biblioteca Parque de Niterói
Endereço: Praça da República, S/N – Centro, Niterói – RJ, 24020-099

Horto do Fonseca recebe roda de samba neste domingo

Neste domingo, dia 20, a roda de samba “Samba de casa faz milagre” está de volta ao Horto do Fonseca, com Marquinhos Diniz, banda Kaviar e convidados. A programação é gratuita, livre para toda família e acontece a partir das 13h.

A apresentação reunirá poetas, músicos e cantores da cidade de Niterói e terá convidados como Andreia Beat, Pedro Ivo, Jair Silva, Sônia Seresteira e o grupo Poetas em Ação. O evento, realizado pela Fundação de Arte de Niterói, tem como objetivo prestigiar os artistas locais e proporcionar apresentações culturais acessíveis para o público da cidade.

Mais sobre Marquinhos Diniz: Filho de Monarco, integrante da Velha Guarda da Portela, Marquinhos Diniz é compositor de canções como ‘Parabólica’, ‘Conflito’, ‘Dona Esponja’ e ‘Comunidade Carente’. Suas músicas já foram gravadas por Zeca Pagodinho, Dudu Nobre, Reynaldo, Arlindo Cruz, entre outros artistas renomados.

Mais sobre Banda Kaviar: A banda é composta por 9 integrantes e surgiu nos anos 2010, após repercussão da música Caviar, gravada por Zeca Pagodinho e de autoria de Marquinhos Diniz, Luiz Grande e Barbeirinho.

Samba de Casa Faz Milagre
Data: Domingo, 20 de agosto de 2023
Local: Horto do Fonseca

Endereço: Alameda São Boaventura, 770 – Fonseca, Niterói – RJ, 24120-191