Prefeitura de Niterói forma a primeira turma de voluntárias do Núcleo de Defesa Civil Mulher

Mulheres reunidas em prol de uma mesma causa: ajudar outras mulheres. O auditório do Caminho Niemeyer ficou lotado de voluntárias que participaram do primeiro encontro de capacitação do novo núcleo de Defesa Civil, o Núcleo de Defesa Civil Mulher – Nudec Mulher – , uma parceria da Defesa Civil com a Coordenadoria de Políticas e Direitos das Mulheres, a Codim.

O objetivo é unir esforços para capacitar mulheres para atuarem diretamente nos territórios e se tornarem multiplicadoras dos temas de enfrentamento à violência contra as mulheres, dos direitos sexuais e reprodutivos e das políticas públicas para as mulheres de Niterói.

Serão três dias de encontros (19/08, 26/08 e 02/09) realizados aos sábados para facilitar a presença das voluntárias. Entre os temas abordados estão a construção da desigualdade de gênero, o enfrentamento à violência contra as mulheres e os direitos sexuais e reprodutivos das mulheres.

A coordenadora da Codim, Thamyris Elpídio, conta que a ideia é que as voluntárias possam multiplicar as informações de enfrentamento à violência para suas famílias, comunidades e círculos sociais. Nossa missão é alcançar cada vez mais mulheres, nas comunidades e em todos os territórios de Niterói. Sabemos que a Defesa Civil é muito respeitada e benquista pela população, que os considera como ‘os amigos da vida’. Nós, como Codim, também somos as amigas da vida das mulheres, e queremos que seja uma vida livre de violências e plena em seus direitos. Expandir e reforçar essa relação já construída anteriormente foi essencial para que mais informações chegassem às mulheres. Nosso objetivo é assegurar que o Auxílio Social para mulheres em situação de violência doméstica e as informações dos nossos serviços, que tem o potencial de libertar e salvar a vida das mulheres das relações de violência sejam conhecidas por todas. Portanto, essa parceria que culminou na criação do Nudec Mulher e já com a formação de diversas voluntarias e lideranças comunitárias fará com que mais mulheres saibam que podem contar com a Codim e com a cidade de Niterói, pois temos portas de saída para uma realidade mais justa e igualitária, detalha Thamyris

Segundo dados da Defesa Civil de Niterói, cerca de 1.500 voluntários são mulheres e elas correspondem a 56% do total de capacitados dos Nudecs. O secretário de Defesa Civil e Geotecnia de Niterói, Walace Medeiros, destaca a importância da parceria com a Codim. “Já era um desejo nosso ter um trabalho em parceria com a Codim para colaborar, ainda mais, na questão da proteção à mulher. Já trabalhamos com grupos de voluntários desde 2013, temos mais de 2750 pessoas capacitadas e sabemos que esta é uma iniciativa muito bem aceita pela população. Iniciamos, neste sábado, a formação do Núcleo de Defesa Civil Mulher, com o objetivo de propagar as informações recebidas aqui, de defesa e proteção à mulher, para que mais mulheres tenham acesso ao serviço público e consciência dos seus direitos. Queremos ser um canal de capilarização destas informações junto à sociedade. Tenho certeza de que o que estamos realizando aqui irá gerar muitos frutos positivos”, pontuou o secretário.

A vigilante patrimonial Neide Cunha é uma das mais de cem mulheres inscritas na primeira turma de capacitação do Nudec Mulher. Ela conta porque resolveu participar: “Eu já conheço a Codim e me encanta o trabalho realizado pela coordenadoria. Eu me identifico com a causa de proteção à mulher e no que eu puder ajudar, ficarei muito feliz em contribuir para que estas mulheres possam se defender e se fortalecer”, resume Neide.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support