Prefeito Axel Grael participa de cerimônia de comemoração pelo Dia do Soldado em Niterói

O prefeito Axel Grael participou das celebrações pelo Dia do Soldado nesta sexta-feira (25) em Niterói. A cerimônia organizada pela Artilharia Divisionária da 1ª Divisão de Exército (AD-1) e da Guarnição de Niterói, na Praça Duque de Caxias, no Gragoatá, reuniu militares e civis para homenagens e condecorações aos soldados da tropa. O evento contou ainda com  exposições de artefatos militares e a visita de estudantes ao Forte do Gragoatá.

A Praça Duque de Caxias, local das comemorações, foi revitalizada e recuperada há um ano em uma parceria entre a Prefeitura de Niterói e a AD-1, comandada pelo general Januário. O prefeito Axel Grael participou das festividades e destacou a importância das parcerias com o Exército e do papel fundamental da instituição na preservação e cuidado de monumentos importantes de Niterói.

“A gente tem tido uma excelente parceria com a AD-1, como aconteceu para a recuperação dessa praça. A AD-1 faz um excelente trabalho na preservação do Forte do Gragoatá e de outros equipamentos militares históricos da nossa cidade. Meu pai, Dickson Melges Grael, foi Coronel do Exército e presidente da Comissão de Desportos das Forças Armadas, que redigiu o Decreto que regulamentou o Desporto Militar Brasileiro. Por isso, celebrar hoje o Dia do Soldado com os soldados de Niterói é de alguma maneira me conectar também com a história da minha família”, recorda Axel Grael.

Comandante da AD-1, o General de Brigada Emerson Alexandre Januário, agradeceu a presença do prefeito Axel Grael na celebração do Dia do Soldado e ressaltou a importância da data para os militares.

“Formamos uma instituição que se orgulha, ao lado da Marinha e da Força Aérea, de ter  uma grande responsabilidade de defender a nossa pátria. Neste ano, comemoramos os 220 anos do nascimento de Duque de Caxias, que nos inspira a sermos como ele, forjados na diversidade, intransigentes na defesa da legalidade, pacificadores e férreos defensores da nossa pátria e da nossa democracia. Nossos canhões, fusíveis, baionetas e armas estão a serviço da defesa de nossa soberania”, destacou o general Januário.

Botão Voltar ao topo
Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support